Relógio astronômico de Praga
Viagem

Relógio astronômico de Praga desfila apóstolos de hora em hora

O Relógio Astronômico de Praga é o relógio medieval mais famoso do mundo.

Pontualmente, a cada hora cheia, de hora em hora, os 12 apóstolos desfilam no topo do relógio astronômico de Praga, para delírio de turistas vindos de todas as partes do mundo. São apenas 20 segundos de aparição.

O Relógio Astronômico de Praga é o relógio medieval mais famoso do mundo. Foi construído em 1410 pelo mestre relojoeiro Hanus e aperfeiçoado por Jan Taborsky no século XVI.

Diz a lenda que, para o relógio ser eternamente único, os vereadores de Praga cegaram Hanus, para que ele ficasse incapaz de construir outro. Mas Hanus se matou, ficando preso nas engrenagens do relógio, deixando o equipamento quebrado por mais de um século pois, os vereadores neste ponto estavam certos, apenas Hanus era capaz de consertá-lo.

O Relógio Astronômico de Praga é composto por três partes:

Calendário do relógio astronômico de Praga

Calendário

A esfera inferior apresenta os meses do ano através de pinturas feitas por Josef Manés, que registrou também os signos do zodíaco e, no centro, o Estudo das Armas da Cidade Velha.

O calendário tem quatro pequenas esculturas: um filósofo, um anjo, um astrônomo e um orador.

Relógio Astronômico de Praga

Relógio Astronômico

A esfera superior é o Relógio Astronômico propriamente dito. Sua função não era exibir a hora, mas representar as órbitas do Sol e da Lua.

Apóstolos do Relógio Astronômico de Praga

Apóstolos

Acima do relógio, há janelas onde aparecem a cada hora cheia, os 12 apóstolos e quatro outros personagens: o Turco, a Avareza, a Vaidade e a Morte, um esqueleto que marca o início do desfile ao puxar uma corda.

Torre da Câmara

O relógio Astronômico está instalado no prédio da Câmara Municipal, uma construção em estilo gótico de 1338. Ele possui uma torre, de onde se tem uma das vistas mais privilegiadas de Praga — durante um bom tempo, foi o edifício mais alto da cidade. Concebida para ser um ponto de observação e alertar para invasões, a torre permite avistar lugares emblemáticos da capital tcheca, como a Igreja de Nossa Senhora, a Igreja de São Miguel, o Castelo de Praga e centenas de outras torres e cúpulas desta belíssima e singular cidade.

LEIA TAMBÉM:

Praça da Cidade Velha é o ponto de partida para desbravar Praga

Castelo de Praga, o maior do mundo (e um dos mais belos)

Ponte de Carlos é um museu a céu aberto e agitado centro cultural

Relógio astronômico de Praga desfila apóstolos de hora em hora

Os primeiros boêmios não vieram da Boémia

Você pode gostar também

Mais em:Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *