Praias de Mongaguá
Viagem

As melhores praias de Mongaguá: conheça quais são e como chegar

As praias de Mongaguá oferecem variedade, mas o que diferencia uma da outra é o bairro em que estão localizadas, ao longo dos 13 quilômetros da orla. As principais são: São Paulo, Centro, Flórida Mirim, Agenor Campos, Vera Cruz e Balneário América. A urbanização é alta, com edifícios e comércios ao redor. Restaurantes e quiosques são encontrados ao longo das praias, facilitando a alimentação dos visitantes.

Além das belas praias, Mongaguá oferece áreas preservadas, parques ecológicos, trilhas e cachoeiras para os viajantes aventureiros. As praias estão integradas à cidade, proporcionando uma atmosfera totalmente urbanizada e acesso às comodidades da infraestrutura urbana. É um local perfeito para que procura relaxamento e diversão à beira-mar.

Distância das praias de Mongaguá

Mongaguá está a cerca de 97 quilômetros da capital paulista e a 42 quilômetros ao sul de Santos. Os aeroportos mais próximos são Congonhas e Guarulhos, em São Paulo. Chegando lá, os visitantes podem seguir de carro ou ônibus para Mongaguá e explorar suas praias.

Para quem parte de São Paulo, pode optar pelas rodovias Imigrantes (SP-160) ou Anchieta (SP-150) e depois seguir pela Padre Manoel de Nóbrega (SP-55) rumo ao sul. Se viajar de ônibus, não há linhas diretas para Mongaguá, sendo necessário pegar um ônibus para Itanhaém e solicitar uma parada em Mongaguá.

As melhores praias de Mongaguá

Praia Agenor de Campos, Mongaguá

Praia da Agenor de Campos

A Praia da Agenor de Campos é uma das mais populares de Mongaguá, conhecida por suas águas calmas e areias claras. Ideal para famílias e banhistas em busca de tranquilidade, esta praia oferece uma ampla faixa de areia onde é possível praticar esportes como frescobol e futebol de praia. Além disso, sua infraestrutura conta com quiosques que servem petiscos e bebidas geladas, garantindo conforto e comodidade aos visitantes.

Praia do Centro, Mongaguá

Praia do Centro

Localizada no coração de Mongaguá, a Praia do Centro é o ponto de encontro de moradores e turistas em busca de diversão e entretenimento. Com uma extensa orla repleta de coqueiros e calçadão para caminhadas, esta praia oferece uma atmosfera animada e descontraída. Os visitantes podem desfrutar de diversas opções de lazer, como aluguel de caiaques e stand-up paddle, além de deliciar-se com os petiscos vendidos pelos ambulantes locais.

Mongaguá, praia da Flórida Mirim

Praia da Flórida Mirim

Conhecida por suas águas cristalinas e paisagens deslumbrantes, a Praia da Flórida Mirim é um verdadeiro paraíso tropical em Mongaguá. Ideal para quem busca tranquilidade e contato com a natureza, esta praia preservada oferece uma atmosfera serena e relaxante. Os visitantes podem explorar suas piscinas naturais formadas durante a maré baixa e desfrutar de momentos inesquecíveis de contemplação do pôr do sol.

Praia de Itaoca, Mongaguá

Praia do Itaóca

A Praia do Itaóca é um dos tesouros escondidos de Mongaguá, conhecida por sua beleza selvagem e atmosfera intocada. Afastada do agito das praias mais movimentadas, esta praia é perfeita para quem busca sossego e contato direto com a natureza. Suas águas tranquilas e areias douradas convidam os visitantes a relaxar e recarregar as energias enquanto apreciam a vista para o mar.

Praia do Mar Pequeno

Localizada próxima à divisa com Itanhaém, a Praia do Mar Pequeno é uma excelente opção para quem busca um refúgio tranquilo longe das multidões. Com suas águas calmas e paisagens deslumbrantes, esta praia oferece o cenário perfeito para um dia de descanso e contemplação. Os visitantes podem aproveitar para praticar pesca de arremesso ou simplesmente relaxar sob o sol enquanto escutam o suave som das ondas.

Outras atrações turísticas de Mongaguá

1. Plataforma de Pesca Agenor de Campos em Mongaguá:

Localizada em Mongaguá, a Plataforma de Pesca Agenor de Campos é uma atração imperdível para os entusiastas da pesca amadora. Com 400 metros de extensão e uma bifurcação em forma de T, esta plataforma oferece um ambiente ideal para pescaria e contemplação do mar.

Além de ser um local perfeito para praticar a pesca, a plataforma proporciona uma vista deslumbrante do mar, tornando-se um ponto turístico de beleza singular.

2. Complexo Plataforma: Centro de entretenimento e cultura em Mongaguá

O Complexo Plataforma em Mongaguá é um verdadeiro centro de entretenimento e cultura à beira-mar. Com diversas programações, eventos e feiras, como a popular feira de artesanato local, este local atrai turistas e moradores em busca de diversão e cultura.

Além das atividades regulares, o Complexo Plataforma é palco de apresentações artísticas, shows e festivais, garantindo momentos de lazer e descontração para todos os visitantes.

3. Arquibancada do Pescador: um espaço acolhedor para desfrutar da natureza em Mongaguá

A Arquibancada do Pescador é um espaço único em Mongaguá, situado na foz do Rio Mongaguá. Com degraus altos que se assemelham a uma arquibancada, este local oferece uma vista privilegiada do rio e do entorno, tornando-se um lugar ideal para relaxar e apreciar a natureza.

Além de ser um ponto de pesca, a Arquibancada do Pescador é frequentemente utilizado como um espaço de convívio, onde os visitantes podem desfrutar de momentos tranquilos e contemplativos.

Morro da Padroeira

4. Morro da Padroeira

Mais conhecido como Morro da Padroeira, o Monumento de Nossa Senhora de Aparecida é uma das principais atrações de Mongaguá, situado em uma colina próxima à entrada da cidade. Com 15 metros de altura, este monumento oferece uma vista panorâmica de Mongaguá e da região circundante.

Para chegar ao monumento, os visitantes precisam percorrer uma passarela de cerca de 150 metros, proporcionando uma experiência única de devoção e contemplação. Além disso, o local abriga uma pista de skate popular entre os jovens da cidade.

A estátua de Nossa Senhora de Aparecida tem mais de 15 metros de altura e cerca de 2,5 toneladas, instalada em uma trilha urbana feita em uma passarela de madeira com 150 metros de extensão. São 139 degraus em meio a mata nativa.

Pode-se avistar pássaros silvestres e no deck, 30 metros acima do chão, e ainda ter uma visão privilegiada e deslumbrante da região. Aos pés da santa, está localizado o Skate Park, local para a prática de esportes radicais.

5. Feira de Artes Vera Cruz: O maior mercado de artesanato de Mongaguá

A Feira de Artes Vera Cruz é um dos destaques culturais de Mongaguá, oferecendo uma variedade de artesanatos locais e produtos regionais. Realizada aos finais de semana e feriados, esta feira atrai visitantes em busca de souvenirs e lembranças únicas da cidade.

Localizada em uma estrutura charmosa, a Feira de Artes Vera Cruz proporciona uma experiência de compras autêntica, além de oferecer um espaço agradável para os visitantes se reunirem e desfrutarem de boa companhia.

Poço das Antas, Mongaguá

6. Poço das Antas: Um Refúgio Natural em Meio à Urbanização de Mongaguá

O Poço das Antas é uma cachoeira situada em uma área de preservação ambiental em Mongaguá. Com águas cristalinas e cercado por uma exuberante vegetação, este local é ideal para os amantes da natureza e para aqueles que buscam momentos de tranquilidade e relaxamento.

Além de oferecer oportunidades para nadar e se refrescar, o Poço das Antas conta com uma infraestrutura completa, incluindo lanchonetes, estacionamento e áreas para piquenique. Aberto diariamente, este refúgio natural é um verdadeiro oásis em meio à urbanização da cidade.

Onde se hospedar em Mongaguá?

A região central, próxima à Praça Dudu Samba, é a melhor opção de hospedagem, por sua proximidade com locais movimentados e variedade de comércio. Outra alternativa é buscar hospedagem perto da plataforma de pesca. Alugar casas e apartamentos é comum, e opções podem ser encontradas online, como no Airbnb.

Melhor época para visitar as praias de Mongaguá

Depende do tipo de turista. Na alta temporada, de dezembro a fevereiro, há mais movimento e programações. Na baixa temporada, de março a novembro, há mais tranquilidade e menos congestionamentos.

LEIA TAMBÉM:

O que fazer em Praia Grande em dias de chuva?

Conheças todas as 27 praias de Guarujá

Você pode gostar também

Mais em:Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *