Ponte Carlos
Ponte Carlos é mais antiga de Praga
Viagem

Ponte de Carlos é um museu a céu aberto e agitado centro cultural

A mais antiga de Praga, a Ponte Carlos (Karlův most) é um verdadeiro museu a céu aberto e agitado centro cultural.

Construída por ordem de Carlos IV, em 1357, possui 516 metros de comprimento e 10 de largura, ligando o Bairro Pequeno (Malá Strana) à Cidade Velha (Staré Město). Em cada uma das extremidades, há torres, que no passado serviam para defender a estrutura de ataques invasores.

A Ponte de Carlos abriga 30 estátuas representando santos e o próprio Jesus crucificado. O leito por onde passavam carruagens hoje está repleto de ambulantes e artistas —artesãos, pintores e músicos.

Ponte de Carlos, reduto de artistas

Durante mais de 400 anos, a Ponte Carlos foi a única ligação entre as duas margens do Rio Moldava. O rei mandou construí-la para substituir a Ponte Judite, que havia sido destruída durante uma enchente. Supersticioso, o Rei Carlos consultou um astrônomo para definir o início da construção da ponte. Os astros indicaram no ano de 1357, no dia 9 de Julho, às 5:31 da manhã. Trata-se de um palíndromo (o algarismo fica igual, de trás para frente): 135797531.

A primeira estátua na ponte foi instalada em 1683: a imagem de São João Nepomuceno, no lugar onde ele foi jogado no rio em 1393, por ordem de Venceslau IV. Hoje, muitas pessoas acreditam que quem coloca a mão esquerda na base da estátua e faz um pedido, o terá realizado.

Ao longo da ponte há outras 30 estátuas instaladas dos dois lados, muitas delas réplicas de o originais guardadas no Museu Nacional de Praga ou no Castelo Vyšehrad.

LEIA TAMBÉM:

Castelo de Praga, o maior do mundo (e um dos mais belos)

Praça da Cidade Velha é o ponto de partida para desbravar Praga

Ponte de Carlos é um museu a céu aberto e agitado centro cultural

Relógio astronômico de Praga desfila apóstolos de hora em hora

Os primeiros boêmios não vieram da Boémia

Você pode gostar também

Mais em:Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *