Turismo Verde no Litoral Norte
Viagem

Turismo Verde no Litoral Norte tem várias opções

Áreas de conservação ambiental no Litoral Norte são várias opções de Turismo Verde. As cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba abrigam ecossistemas saudáveis e diversificados, oferecendo aos visitantes a oportunidade de vivenciar a natureza em seu estado original.

São trilhas, cachoeira, praias e locais onde a natureza está praticamente intacta e que é possível observar aves e cetáceos (baleias).

Atualmente, existem 16 unidades de conservação na Região Turística do Litoral Norte de São Paulo. As áreas compreendem Estações Ecológicas, Parques Estaduais, Parques Naturais Municipais, Parques Municipais, Refúgios de Vida Silvestre, Áreas de Proteção Ambiental, Áreas de Relevante Interesse Ecológico e Reservas Particulares do Patrimônio Natural.

Turismo Verde no Litoral Norte

Turismo Verde no Litoral Norte

Um dos grandes destaques da região é o Parque Estadual Serra do Mar, que foi criado em 1977. Com mais de 360 mil hectares, a área representa a maior porção contínua preservada de Mata Atlântica no Brasil. O parque está situado em 23 municípios paulistas, incluindo Bertioga, Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba.

O parque é considerado ainda o maior corredor biológico da Mata Atlântica no país, abrigando 1.361 espécies de animais e cerca de 1200 tipos de plantas registrados.

Outra região deslumbrante é a APA Marinha Litoral Norte, que tem enorme relevância ecológica, concentrando uma variedade de ecossistemas e junto às APAs Marinhas do Litoral Centro e do Litoral Sul protege quase metade do mar territorial paulista.

A área da unidade está dividida em três setores: Cunhambebe, entre Ubatuba e Caraguatatuba, envolvendo o PE de Ilha Anchieta; Maembipe, em Ilhabela, envolvendo o Parque Estadual de Ilhabela; Ypautiba, ao longo da costa de São Sebastião, limítrofe à área de exclusão de pesca do entorno do arquipélago de Alcatrazes.

O local é um verdadeiro santuário de ecoturismo e vida marinha, reunindo atrativos como rio para contemplação, mirantes, praias, costão rochoso, aquário natural, monumento geológico, entre outros. Além de atividades como mergulho, canoagem, observação de aves, pesca e prática de surfe.

Turismo sustentável

Essas áreas são estratégicas para a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas costeiros, além de oferecerem belas paisagens naturais que atraem turistas.

O turismo sustentável busca minimizar os impactos negativos sobre o meio ambiente e as comunidades locais, promovendo a conservação, o respeito cultural e o desenvolvimento socioeconômico equilibrado.

O turismo sustentável nessas áreas contribui para a geração de renda e empregos para as comunidades locais, incentivando a economia regional de forma responsável.

Conheça as principais experiências para desfrutar o melhor do Litoral Norte de São Paulo durante o ano inteiro em: https://circuitolitoralnorte.tur.br/experiencias.

 Para descobrir os passeios paradisíacos no Litoral Norte de São Paulo, acesse o guia de fornecedores: https://circuitolitoralnorte.tur.br/guiageral.

LEIA TAMBÉM:

Conheça as praias no Rabo do Dragão, em Guarujá

Você pode gostar também

Mais em:Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *