Praias de Santo André, Bahia
Viagem

Praias de Santo André, paraísos no sul da Bahia

Santo André, no sul da Bahia, é um destino turístico perto de Porto Seguro encantador que oferece uma combinação perfeita de praias paradisíacas, natureza exuberante, cultura rica e gastronomia deliciosa.

Uma pequena vila de 900 moradores que faz parte do município de Santa Cruz Cabrália, Santo André tem apenas uma rua principal (alguns a chamam de Beira-Rio e outros de Beira-Mar). O local faz parte da Costa do Descobrimento, juntamente com outras cidades vizinhas, como Arraial d’Ajuda, Caraíva, Porto Seguro e Trancoso.

As melhores praias de Santo André

Santo André é famosa por suas praias de tirar o fôlego, com águas cristalinas e areias brancas. Entre as principais praias da região, destacam-se:

2.1 Praia de Santo André

A Praia de Santo André é a principal praia da cidade e oferece uma atmosfera tranquila e relaxante. Com sua extensa faixa de areia e águas calmas, é perfeita para caminhadas à beira-mar, banhos de sol e mergulhos refrescantes. Além disso, é possível praticar esportes aquáticos, como stand-up paddle e caiaque.

Praia de Guaiú, Santo André Bahia

2.2 Praia de Guaiú

Localizada a poucos quilômetros de Santo André, a Praia de Guaiú é um verdadeiro paraíso tropical. Com suas falésias coloridas, coqueirais e piscinas naturais, é um lugar imperdível para os amantes da natureza. Durante a maré baixa, é possível explorar as piscinas formadas pelos recifes de corais e observar a rica vida marinha.

Passeios e Atrações em Santo André, Bahia

Além das belas praias, Santo André oferece uma variedade de passeios e atrações que vão encantar os visitantes. São tours de jipe pelas praias, mergulhos nos corais de Araripe e de Coroa Alta e caminhadas que levam a escondidas aldeias indígenas. O lugar também é reconhecido como um dos melhores lugares do mundo para a pesca oceânica de marlim azul.  Aqui estão algumas opções imperdíveis:

Parque Nacional de Monte Pascoal

O Parque Nacional de Monte Pascoal é uma reserva natural de grande importância histórica e ambiental. É um local sagrado para os índios Pataxós e abriga uma diversidade incrível de fauna e flora. Uma trilha leva os visitantes até o topo do Monte Pascoal, de onde é possível ter uma vista panorâmica deslumbrante da região.

Passeio de Barco pelo Rio João de Tiba

Uma ótima maneira de explorar a região é fazer um passeio de barco pelo Rio João de Tiba. Durante o passeio, você poderá apreciar a beleza das paisagens naturais, observar a vida selvagem e visitar comunidades de pescadores locais.

Visita à Vila de Santo Antônio

A Vila de Santo Antônio é uma charmosa localidade próxima a Santo André, que preserva a atmosfera histórica e cultural da região. Com suas casinhas coloridas, ruas de pedra e igreja centenária, é um lugar encantador para explorar. Você pode passear pelas ruas estreitas, visitar lojinhas de artesanato local e experimentar a culinária típica em um dos restaurantes tradicionais.

Reserva Indígena da Jaqueira

A Reserva Indígena da Jaqueira é lar da tribo Pataxó e oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer de perto a cultura e tradições desse povo ancestral. É possível participar de cerimônias indígenas, adquirir artesanatos feitos pelos próprios indígenas e aprender sobre a importância da preservação ambiental.

Gastronomia baiana em Santo André

A culinária de Santo André é rica em sabores e influências, com pratos que combinam ingredientes locais frescos e temperos tradicionais. Entre as especialidades da região, destacam-se:

4.1 Moqueca Baiana

A moqueca baiana é um prato típico da região, preparado com peixe fresco, camarões, azeite de dendê, leite de coco, pimentões e temperos diversos. É uma explosão de sabores e aromas que representa a autêntica cozinha baiana.

4.2 Acarajé

O acarajé é um quitute muito popular na Bahia e também pode ser encontrado em Santo André. Trata-se de uma massa frita de feijão-fradinho recheada com vatapá, camarão seco, salada e pimenta. É uma verdadeira iguaria que deve ser degustada durante sua visita.

Como chegar a Santo André, Bahia

Confira as melhores opções para chegar a Santo André (BA):

1.1 De Avião

A forma mais conveniente de chegar a Santo André é voando para o Aeroporto Internacional de Porto Seguro. A partir do aeroporto, você pode utilizar o serviço de táxi, alugar um carro ou contratar um traslado para chegar até Santo André.

1.2 De Carro

Se preferir viajar de carro, você pode acessar Santo André pela Rodovia BR-367, que liga Porto Seguro a Santa Cruz Cabrália. A estrada é bem sinalizada e oferece uma viagem tranquila e cênica, permitindo que você aproveite as paisagens ao longo do trajeto. O percurso entre Porto Seguro e Santo André leva em média 1 hora e 30 minutos. Entre Santa Cruz Cabrália e Santo André, em aproximadamente 15 minutos.

1.3. Transporte Público

Existem ônibus ou vans que fazem o trajeto entre as duas cidades. Informe-se sobre os horários e pontos de partida no local.

Melhor Época para Visitar Santo André

Santo André é um destino encantador durante todo o ano, mas existem épocas em que a cidade apresenta condições climáticas mais favoráveis e eventos especiais. As melhores épocas para visitar Santo André são:

Verão (Dezembro a Fevereiro): Durante o verão, as temperaturas são mais elevadas e as praias ficam ainda mais convidativas. É um período ideal para desfrutar do mar e das atividades ao ar livre.

Outono e Primavera (Março a Junho / Setembro a Novembro): Durante essas estações, as temperaturas são mais amenas, e há menos aglomeração de turistas. É um momento perfeito para explorar a cidade com tranquilidade e desfrutar de preços mais acessíveis.

Seleção da Alemanha em Santo André

Seleção da Alemanha em Santo André

O vilarejo ficou muito tempo desconhecido e ganhou notoriedade a partir de 2014, quando a seleção da Alemanha escolheu o local para se preparar para a Copa do Mundo realizada no Brasil.

A seleção da Alemanha ficou hospedada por 35 dias em Santo André. Além de colocar Santo André no mapa do turismo, a delegação alemã fez uma série de doações para a comunidade local, como 10 mil euros para a compra de um carro entregue a comunidade indígena Pataxó, a construção de um campo de futebol, uma camisa autografada pelo time e sete bicicletas, que foram leiloadas e tiveram o dinheiro revertido em melhorias em uma escola municipal, e R$ 5 mil por mês durante quatro anos para o desenvolvimento do projeto Sonhos de Criança.

Inicialmente concebido por um empresário alemão para ser um condômino de luxo, o Campo Bahia foi adaptado para receber a delegação alemã e hoje é um hotel de luxo, com peças de arte, design e artesanato escolhido a dedo, além de lembranças da seleção alemã (em fotografias) que compõe a decoração.

Hotel Campo Bahia

LEIA TAMBÉM:

A melhor época para ir a Barbados

Você pode gostar também

Mais em:Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *