Gastronomia

Saiba qual o ponto certo da carne

Cada amante de uma boa carne assada tem a sua preferência quanto ao ponto certo da carne, ideal para degustá-la: apenas selada, mal passada, quase no ponto, no ponto, no ponto para bem passada ou bem passada.

Mas muita gente não sabe como identificar quando a carne chegou no ponto desejado, sem precisar cortá-la. Para ajudar nesta tarefa, churrasqueiros tarimbados desenvolveram um método bem simples, que pode ser aplicado por qualquer um.

Basta apenas comparar a firmeza da superfície da carne com a de uma área específica da mão, localizada abaixo do polegar.

Confira o ponto certo da carne:

o ponto da carne

Dicas para um preparo adequado

• Antes do preparo, tempere apenas com sal grosso. Molhos e outros temperos podem ser adicionados quando a carne estiver no prato.

• Nunca fure a carne

•Vire a carne apenas uma vez. Virá-la várias vezes fará com que perca a suculência.

•Só coloque a carne quando a grelha (ou chapa) estiver bem quente

• Quando estiver pronto o preparo, espere cinco minutos antes de cortar a peça.

Carnes mais do que nobres

Além das tradicionais, há dois tipos de carne que se destacam por serem mais saborosas – e caras:

Carne maturada

É carne que fica armazenada a zero grau durante cerca de 10 dias, normalmente embalada à vácuo. O processo permite que a carne fique mais macia e conserve mais o sabor.

Carne marmorizada

É a carne proveniente de um boi com alta quantidade de gordura entre suas fibras musculares. É daí que vem o nome, pois seus filés aparentam placas de mármore.

O mais famoso é o “Kobe beef”, criado no Japão, com alimentação balanceada, massagens e até doses de saquê. Pode custar R$ 500 o quilo.

CONFIRA TAMBÉM:
5 dicas para preparar um bom bacalhau

Como escolher o melhor café

Como apreciar a cerveja

Qual o ponto certo da carne?

o ponto da carne

Para saber quando a carne chegou no ponto desejado, sem precisar cortá-la, basta apenas comparar a firmeza da superfície da carne com a de uma área específica da mão, localizada abaixo do polegar: apenas selada, mal passada, quase no ponto, no ponto, no ponto para bem passada ou bem passada.

Você pode gostar também

Mais em:Gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *