Sakê combina com comida mexicana e feijoada
Gastronomia

Sakê combina com comida mexicana e feijoada

Você sabia que sakê combina com comida mexicana e feijoada? Pois é, apesar de a bebida feita à base de arroz estar sempre associada com pratos japoneses, harmonizar sakê com comida mexicana como tacos e burritos ou a brasileiríssima feijoada é uma boa pedida.

“A harmonização pode ser feita com um Sake saborizado, que é uma novidade no mercado brasileiro. Esse sake é aromatizado naturalmente e traz uma combinação de diferentes sabores. Eles podem ser apreciados acompanhados de tacos e burritos”, afirma Ricardo Augusto, especialista em sake da Azuma, a maior fabricante da bebida no Brasil.

Ele explica que também é perfeitamente possível harmonizar o sakê com feijoada. Ele indica a clássica sakerinha. O drink nada mais é que uma versão da tradicional caipirinha, porém, ao invés de ser produzido com cachaça, é feito com sake. “Para preparar a sakerinha, o ideal é o Sake Dourado, que combina inclusive com outras bases alcoólicas e não alcoólicas para explorar esse universo do drink fácil e prático”, recomenda o especialista.

Tipos de sakê

Existem diferentes tipos de sake que combinam com diferentes pratos da gastronomia. Se a ideia for apreciar uma salada ou uma carne branca grelhada, o sake Guinjo é uma boa escolha para harmonizar com pratos mais leves. O Guinjo é um sake premium de sabor frutado e marcante. “Temos um sake premium quando o nível de polimento do grão é de no mínimo 40%, o que torna a bebida mais sofisticada e permite que ela possa ser consumida pura, gelada ou em temperatura ambiente”, ressalta Augusto.

A harmonização de sake não fica restrita apenas a pratos salgados. “É possível apreciar o fermentado de arroz inclusive na preparação de sobremesas, como pudim e até brigadeiro”  finaliza Augusto.

LEIA TAMBÉM:

Qual o melhor sakê?

História do sakê

De acordo com especialistas e registros, a história do sake começou há aproximadamente sete mil anos, mas se popularizou de fato no Japão e se tornou a bebida que carrega o DNA japonês no nosso país. O fermentado de arroz acabou conquistando outros países graças a sua versatilidade, leveza e sabor. Produzido a partir de três ingredientes principais – água, arroz, e um micro-organismo chamado koji – o sake costuma ser bastante associado ao universo gastronômico típico oriental, porém, ele pode ser harmonizado com pratos de diferentes países.

Produzido a partir de três ingredientes principais – água, arroz e um micro-organismo chamado koji – o sake pode ser harmonizado com pratos de diferentes países.

Harmonização com sakê

“Apreciar um sake acompanhado de um prato acaba sendo uma experiência gastronômica bastante interessante, pois dependendo da refeição, é possível ressaltar o aroma e as características da bebida e o sabor da refeição”, explica Ricardo Augusto, especialista em sake da Azuma.

Sobre a Azuma Sake

A Azuma é líder no segmento de sakes no mercado brasileiro, sua primeira fábrica foi fundada em 1934, se tornando pioneira e referência na categoria. Ao longo de quase 90 anos de atuação, a empresa ganhou reconhecimento e investe em inovação, insumos de qualidade, além de todo o processo de criação, produção e logística, oferecendo produtos de muita qualidade e sabor.

Você pode gostar também

Mais em:Gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *