Oktoberfest em Jundiaí
Gastronomia

Polo cervejeiro pretende realizar Oktoberfest em Jundiaí

Animados com os resultados do lançamento da Rota da Cerveja, o polo cervejeiro de Jundiaí está planejando realizar a sua Oktobertfest. O objetivo é promover a cultura da cerveja artesanal e o turismo local.

O polo cervejeiro de Jundiaí está planejando um evento de dois dias, com apresentações de bandas de música tradicional, barracas de comidas típicas e cervejas artesanais de produtores locais. Além disso, haverá diversas atividades para toda a família, como oficinas de cerveja caseira e jogos tradicionais alemães.

O polo cervejeiro de Jundiaí é formado por uma variedade de produtores locais, que trabalham juntos para promover a cerveja artesanal na região. A Oktoberfest em Jundiaí é uma oportunidade para que esses produtores mostrem seu trabalho e criem conexões com os consumidores.

Rota_da_Cerveja em Jundiaí
Rota da Cerveja Artesanal em Jundiaí

Rota da Cerveja Artesanal

O lançamento da Rota da Cerveja Artesanal aconteceu no final de dezembro no Espaço Expressa, com a participação de 15 cervejarias artesanais. Em dois dias de evento, foram vendidos 3 mil litros de cervejas artesanais, de mais de 28 tipos, servidas em 73 torneiras.

O fundador e presidente do Polo Cervejeiro, Charles Henrique da Cruz, destaca que a ideia é que a Oktoberfest de Jundiaí seja feita nos mesmos moldes da Festa da Uva – com entrada gratuita ao público, doações ao Fundo Social de Solidariedade, shows ao vivo com bandas de Jundiaí e região, além da participação de empreendedores da cidade na área de alimentação.

Cruz explica que o polo cervejeiro de Jundiaí está em franca expansão. Entre 2015 e 2016, havia apenas duas cervejarias artesanais. Hoje são 17 em operação e outras três já surgindo no mercado local.

Rota da Cerveja em Jundiaí

Lançada em dezembro de 2022, a Rota da Cerveja em Jundiaí aninou os produtores locais. “A proposta da Rota da Cerveja Artesanal é diversificar a oferta turística de Jundiaí, oferecendo novas opções para nossos visitantes e, paralelo a isso, oferecermos mais opções de experiências diferenciadas para turistas que vem à nossa cidade”, afirma a diretora de Turismo de Jundiaí, Marcela Moro.

O evento contou ainda com o Festival da Melhor Coxinha de Queijo de Jundiaí, além de atrações musicais, culturais e para a criançada.

Degustações, harmonizações, cursos, palestras, cardápios especiais são algumas das opções que serão incluídas nas atividades oferecidas pelos empreendimentos da nova Rota, que conta com cervejarias espalhadas por toda a cidade.

“A Rota da Cerveja consolida um setor extremamente importante para o Turismo da cidade e possibilita o desenvolvimento de um novo segmento. As vendas do Primeiro Festival da Cerveja artesanal comprovam esse potencial do setor”, afirma o gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.

Cerveja de Jundiaí premiada

Outro fato que animou os produtores de cerveja artesanal de Jundiaí foi a conquista de uma medalha de ouro no 11ª Concurso Brasileiro de Cervejas, no dia 8 de março. Representando o Polo Cervejeiro de Jundiaí e Região, a cervejaria jundiaiense Giffa ficou com o primeiro lugar na categoria Berliner-Style Weisse, com a cerveja Sour Amarena.

Cervejaria Giffa recebe a primeira medalha de Ouro jundiaiense em festival nacional
Cervejaria Giffa conquista medalha de ouro no 11ª Concurso Brasileiro de Cervejas

“A Sour Amarena possui um estilo clássico da Alemanha, a base de malte de trigo e um frescor típico do estilo onde por uma fermentação secundária e controlada adquire uma acidez fina, lembrando até um espumante”, explica Marcelo Giffoni, proprietário da Giffa. “Queríamos algo a mais nessa cerveja e, após muitos estudos, chegamos nesta receita, que tem uma característica única de ser levemente mais ácida e aromática que as normais. A Sour Amarena carrega a alma da Giffa e é motivo de orgulho para Jundiaí”, explica.

O concurso recebeu, ao todo, 565 cervejarias de 25 estados diferentes, que apresentaram um total de 4.085 amostras.

“Uma medalha de ouro para Jundiaí só fortalece a imagem de nossa cidade como produtora de excelentes cervejas e incentiva o fluxo turístico focado neste segmento que tem crescido nos últimos tempos, em especial com a criação da Rota da Cerveja Artesanal de Jundiaí”, comemorou a diretora de Turismo de Jundiaí, Marcela Moro.

Outras cervejarias da região de Jundiaí também foram premiadas: recebeu ainda outras duas medalhas: Ouro para a Cervejaria Prisma, de Campo Limpo Paulista, recebeu medalha de ouro na categoria Leipzig-Style Gose, com a cerveja Oceana; e Prata para a cervejaria a TexBeer, em Itupeva, na categoria American-Style Imperial Stout, com a cerveja Maria Manuela.

“Esse é o principal concurso do Brasil, e devido a quantidade de cervejas inscritas desse ano, se tornou o maior concurso de cervejarias independentes do mundo. Cervejas do Brasil inteiro se inscreveram, e trazer uma medalha dourada para Jundiaí só reforça que a cidade tem muita cerveja boa e que jundiaiense não precisa sair daqui para beber ótimas cervejas”, festejou fundador do Polo Cervejeiro de Jundiaí, Charles Henrique da Cruz.

História da Oktoberfest

A primeira Oktoberfest foi realizada em Munique, na Alemanha, em 1810, para celebrar o casamento do príncipe Ludwig com a princesa Therese. Desde então, a festa se tornou um evento anual, com duração de duas semanas e atraindo milhares de turistas de todo o mundo.

Dicas para aproveitar ao Máximo a Oktoberfest de Jundiaí

Para aproveitar ao máximo a Oktoberfest de Jundiaí, é importante seguir algumas dicas:

Chegue cedo: Para evitar filas e garantir um bom lugar, é recomendado chegar cedo ao evento.

Use roupas confortáveis: Como a Oktoberfest de Jundiaí acontece ao ar livre, é importante usar roupas confortáveis e sapatos adequados para caminhar.

Rotas turísticas em Jundiaí

Atualmente, Jundiaí já conta com a Rota da Uva; Rota da Cultura Italiana, Rota da Terra Nova; Rota do Centro Histórico; Rota do Castanho; Rota do Vinho; Rota de Contemplação Mirantes da Cidade.

As Rotas Turísticas de Jundiaí abrangem as regiões dos bairros Jundiaí-Mirim, Mato Dentro, Rio Acima, Champirra, Bom Jardim, do Poste, Vale Azul, Horto Florestal, Ivoturucaia, Caxambu, Colônia, Roseira, da Toca, Traviú, Terra Nova, Centro e adjacências.

LEIA MAIS:

Saiba como apreciar uma cerveja

Você pode gostar também

Mais em:Gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *