Paula Azenha, autora de O livro “Santos Tem Sabor de Quê?: Histórias e Tradições Culinárias da Cidade”
GastronomiaSantos

Livro sobre culinária santista disputa Oscar literatura gastronômica

O livro “Santos tem sabor de quê?: histórias e tradições culinárias da Cidade” é um dos finalistas do 29º Gourmand Awards, o “Oscar” da literatura gastronômica.

Escrita por Paula Azenha, a obra disputa em duas categorias: o top 3 em Primeiros Livros, e no top 4 de Cidades. A cerimônia de premiação será em 27 de novembro, em Riyadh, na Arábia Saudita.

Além de Paula, outra brasileira disputa o prêmio: Rita Lobo, que concorre com o livro “Panelinha, receitas que funcionam”, na categoria Best-Seller.

“Não esperávamos esta indicação, que foi recebida com surpresa e alegria e é um grande reconhecimento a este livro que trata da culinária de um município que me abraçou e que eu abracei e aprendi a amar”, ressalta a autora, nascida em Poços de Caldas, criada na Itália e que vive em Santos há 11 anos.

Paula Azenha destaca que o livro busca levar ao leitor um panorama da culinária santista, suas diferentes raízes e culturas, que fazem da cultura santista algo peculiar e ao mesmo tempo herdeira de vários povos e nações.

“A gastronomia pode ser considerada um elemento cultural, já que cada cultura traz um código de hábitos alimentares diferentes, privilegiando alguns alimentos ou até proibindo outros. Tais características também podem diferenciar e distinguir um povo a partir de fatores sociais, geográficos, ambientais, econômicos e históricos”, argumenta.

Livro “Santos Tem Sabor de Quê?: Histórias e Tradições Culinárias da Cidade”

“Este livro é a concretização em palavras de um amor de longa data. Sim, eu amo comer. Desde pequena. Nunca fui enjoada, sempre comi de tudo. Porém, mais do que alimentar o meu corpo, a comida alegra a minha alma e emociona o meu coração. Não tem nada mais agradável para mim do que experimentar um novo sabor, conhecer um novo café com o meu companheiro de vida André. Preparar um almoço em família ou um jantar entre amigos me deixa empolgada. A partilha do alimento sempre teve um significado especial para mim. Tem coisa melhor do que comer à mesa e ‘jogar conversa’ fora? Se não é uma característica intrínseca da minha personalidade, certamente ela foi reforçada pelos hábitos familiares”, explica a autora em texto introdutório do livro. “…para mim, comida é arte, é cultura, é prazer, é lembrança, é amor”.

No livro, Paula trata das influências de diversas partes do mundo e dos povos originários brasileiros que resultaram em estabelecimentos e jeitos de encarar a culinária bem peculiares de Santos.

A publicação do livro foi viabilizada por intermédio do Fundo de Apoio à Cultura (Facult), da Prefeitura de Santos.

O livro Santos Tem Sabor de Quê?: Histórias e Tradições Culinárias da Cidade, publicado pela Cinezen Edições Literárias, foi lançado em 4 de abril, na Open House Idiomas. A autora fez diversas palestras sobre a obra em escolas públicas municipais e entregou mais de 50 exemplares para as bibliotecas públicas da Secretaria de Educação de Santos. Exemplares do livro também foram doados para o projeto Leia Santos e disponibilizados gratuitamente em estações do VLT. O próximo passo é a realização de um filme baseado na obra literária.

Apaixonada pela culinária

Mineira de nascimento, italiana de criação (morou na “Velha Bota” dos sete aos 17 anos e é professora de italiano), Paula Azenha cursou a universidade em Florianópolis, Santa Catarina. Da vivência nestes três locais, surgiu o interesse por pratos, preparos e ingredientes. Do torresmo e a cachaça de Minas Gerais à massa, ao vinho e ao cannoli do país europeu, passando pelos peixes e os drinques catarinenses. E chegou a Santos em 2012. Rapidamente se adequou a Santos. Passou a amar o pão de cará, conheceu e degustou vários sabores santistas.

Sobre o Gourmand Awards

Criado em 1995, o prêmio Gourmand Awards é chamado de “Oscar” gastronômico e reconhece conteúdos sobre comida e bebida por todo o mundo. O conteúdo vai desde impressos a digitais, pagos ou gratuitos, com editoras ou independentes, públicos ou privados, grandes ou pequenos. A ideia da iniciativa é promover o reconhecimento para esses projetos. A cerimônia é realizada anualmente em grandes cidades.

LEIA TAMBÉM:

O jeito particular de falar do santista

Você pode gostar também

Mais em:Gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *