Sem categoria

Rogério Santos confirma troca do PSDB pelo Republicanos

O prefeito de Santos, Rogério Santos, formaliza no próximo sábado (28) a sua filiação ao Republicanos, em evento que terá a presença do governador Tarcísio Gomes de Freitas e do presidente nacional da legenda, Marcos Pereira.

A mudança de partido não surpreende quem acompanha as movimentações políticas santistas. Rogério Santos vinha manifestando seu descontentamento com o PSDB há muito tempo.

Mais pertinho ainda
A filiação sacramenta um processo de aproximação do prefeito com o governador. Em diversas ocasiões, trocaram elogios publicamente e o Estado vem contemplando o município com repasses e ampliação de serviços.

Costura
Com a ida de Rogério para o Republicanos, fica consolidada um arco de alianças consistente na campanha de reeleição do prefeito. Ela já conta com PSDB, PP (partido de Audrey Kleys), Republicanos e diversos outros partidos.

Água no leite
Esta aliança frustra a estratégia da extrema-direita de eleger grande número de prefeitos, amparados pelo tripé PL-PP-Republicanos, em Santos. Os segmentos mais reacionários defendem a candidatura de Rosana Valle, deputada federal totalmente identificada com o bolsonarismo.

Azedou a aliança
Caso ela confirme que pretende disputar e eleição, não terá o apoio de PP e Republicanos —o que significa menos tempo no horário eleitoral e recursos do fundo eleitoral.

Batida em retirada
Em uma sessão tensa, na quinta-feira (19), o vereador Fábio Duarte retirou o projeto que previa conceder a medalha Braz Cubas ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Fla-flu
O plenário se transformou em uma arquibancada de jogo de futebol —lotada por pessoas pró e contra Bolsonaro.

Bolsonaro em Santos
Visivelmente contrariado por ter sido forçado a recuar, Duarte disse que Bolsonaro estará em Santos no dia 3, mesmo que a homenagem não seja aprovada. “ele não precisa de medalha para estar em Santos”, discursou.

Tudo joia
Piada que circulou entre vereadores santistas: “Se falar que a medalha tem uma joia, Bolsonaro vem voando”.

Viva o crime e a corrupção?
Ao justificar que o ex-presidente Jair Bolsonaro merece receber a medalha Braz Cubas, o vereador Fábio Duarte relacionou prêmios dados a ele. Entre eles, o de Pessoa do Ano” em 2020, “por seu papel na promoção do crime organizado e da corrupção”.

Evidentemente, foi um erro de algum assessor estabanado, que derrapou na pesquisa da biografia de Bolsonaro.

Com quem andas
O “prêmio” foi dado pela Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP), entidade formada jornalistas investigativos. “Bolsonaro se cercou de figuras corruptas, usou propaganda para promover sua agenda populista, minou o sistema de justiça e travou uma guerra destrutiva contra a região da Amazônia”, explicou a OCCRP.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *