Vanessa Ratton ganha Prêmio Jabuti
Sem categoria

Escritora santista ganha Prêmio Jabuti, o mais importante da Literatura brasileira

A escritora santista Vanessa Ratton é uma das autoras de “I Álbum Guerreiras da Ancestralidade”, obra que conquistou o Prêmio Jabuti, o mais importante da Literatura brasileira, na categoria “fomento à leitura”.

Mediada pela Editora Amare, a publicação de 200 páginas conta a presença de mais 60 escritoras indígenas de diversas etnias. Atualmente, a obra está sendo disponibilizada para diversas universidades e escolas, além de ter sua versão virtual em forma de e-book.

Jornalista por formação, Vanessa Ratton é uma escritora que possui uma obra variada e consistente. Sua produção transita desde livros para o público infantil, como o “O ratinho que não gostava de queijo”, de 2017, até um livro sobre feminicídios, “Encontros à hora morta”, feito em parceria com a também premiada Maria Valéria Rezende.

Filha de artistas de teatro, escreve desde os 14 anos para crianças, com o pseudônimo Tatá Bloom. Integra o movimento nacional Mulherio das Letras desde 2017, sendo uma das articuladoras e organizadoras das coletâneas do grupo.

Em 2018 esteve na Alemanha para lançar a Coletânea Mulherio pela Paz, a convite da Associação Mulheres pela Paz.

É autora de “O ratinho que não gostava de queijo” (2017), “Uma menina detetive e a máfia italiana” (2018), “Nos mares do mundo” (2019), “E Quando a Lua é Cheia” (2021), “Encontros à Hora Morta” (2021), além de ter participado de outras obras conjuntas.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *