Apuração escolas de samba de Santos
Sem categoria

Apuração das Escolas de Samba 2024 de Santos acontece terça-feira

A apuração das notas será realizada na terça-feira (6 de fevereiro), às 12h, no Teatro Municipal de Santos. O acesso ao local ficará restrito a cinco representantes de cada Escola de Samba, previamente credenciados, e a jornalistas.

A apuração serão transmitida ao vivo pela Santa Cecília TV.

Os desfiles das Escolas de Samba 2024 de Santos aconteceram sexta-feira (2) e sábado (3), na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz (Jardim Castelo), na Zona Noroeste, com nove escolas de samba disputando o Grupo Especial e seis agremiações no Grupo de Acesso.

ORDEM DOS DESFILES

SEXTA-FEIRA (02/02):

Grupo de Acesso

Padre Paulo

Bandeirantes do Saboó

Vila Mathias

Grupo Especial

Zona Noroeste

União Imperial

X-9

Real Mocidade.

SÁBADO (03/02):

Imperatriz Alvinegra

Império da Vila

Dragões do Castelo

Independência

Unidos dos Morros

Amazonense

Sangue Jovem

Brasil. 

Sheila Carvalho desfila no Carnaval de Santos
Sheila Carvalho desfilou no Carnaval de Santos

Mudanças no regulamento

O regulamento do Carnaval 2024 traz mudanças, com o objetivo de torná-lo mais competitivo.

O número de julgadores para cada quesito sobe de 3 para quatro. No total, serão 36 julgadores. Serão avaliados os seguintes quesitos:

• Bateria;

• Harmonia;

• Evolução;

• Enredo;

• Samba de enredo;

• Fantasias;

• Alegorias e adereços;

• Mestre-sala e porta-bandeira;

• Comissão de frente.

Menor nota será descartada

O resultado final será obtido pela soma das três notas de maior valor por quesito, anulando-se a menor nota atribuída. “Vamos adotar um sistema de pontuação semelhante ao dos carnavais de São Paulo e do Rio de Janeiro. Na avenida, a disputa será ainda mais acirrada”, acredita o secretário de Cultura de Santos, Rafael Leal.

Carros alegóricos

Por fim, o número de carros alegóricos nas duas divisões será diferente. No grupo especial, o mínimo são dois e o máximo, três. Já no de acesso o mínimo é um, e o máximo, dois. Cada carro alegórico não pode medir mais de 4,5 metros de altura e 5 metros de largura.

Regras para rebaixamento e acesso

As duas piores colocadas do Grupo de Acesso serão rebaixadas para o Grupo de Acesso e apenas uma escola do Grupo de Acesso será promovida para o Grupo Especial.

Assim, em 2025 o Carnaval santista terá oito escolas no Grupo Especial e sete no Grupo de Acesso.

Apuração das notas

Critérios de desempate

No caso de 02 (duas) ou mais Escolas de Samba empatarem na soma total dos pontos obtidos em qualquer colocação, deverão ser aplicados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate a favor daquela que teve: I – a soma de todas as notas atribuídas, considerando as notas descartadas inclusive as descartadas em razão do artigo 36; II – a primeira maior soma constatada por quesito; III – a primeira maior nota descartada constatada em razão do artigo 36; IV – a maior quantidade de notas 10 (dez) entre todas as notas atribuídas, inclusive as descartadas em razão do artigo 36; mantendo-se o empate, recorrer-se-á a mesma sistemática agora, sucessivamente, com as seguintes notas: 9,9 (nove vírgula nove); 9,8 (nove vírgula oito); 9,7 (nove vírgula sete); 9,6 (nove virgula seis); 9,5 (nove vírgula cinco); 9,4 (nove vírgula quatro); 9,3 (nove vírgula três); 9,2 (nove virgula dois); 9,1 (nove vírgula um); 9,0 (nove);

Premiação do Carnaval de Santos 2024

A escola campeã do grupo especial ganharão premiação em dinheiro no valor de R$ 29.280,00 e a vice-campeã receberá R$ 15.520,00.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *