Marco Zero do Recife
Sem categoria

Marco Zero do Recife: portal para a história e a alma da Cidade

Situado no coração do Bairro do Recife, berço histórico da capital pernambucana, o Marco Zero é um monumento muito simbólico, transcendendo sua função original de apenas demarcação geográfica.

O Marco Zero é um ponto de encontro e celebração para a população do Recife e turistas. No local, são realizados diversos eventos populares e manifestações culturais, como o Carnaval do Recife, o Festival de Inverno do Recife e o São João do Recife.

Origem do Marco Zero de Recife

Em 1537, a fundação da vila de Olinda, nas imediações do Recife, deu início à colonização portuguesa na região. O local, então conhecido como “Pontal do Recife”, rapidamente se converteu em um importante entreposto comercial, impulsionado pela exportação do pau-brasil.

Em 1630, a invasão holandesa marcou uma profunda transformação no Bairro do Recife. Os holandeses, reconhecendo a importância estratégica do porto natural, iniciaram um intenso processo de urbanização, expandindo o perímetro urbano e construindo pontes, canais e edifícios públicos.

Originalmente uma simples cruz de madeira fincada no solo em 1595, o Marco Zero de Recife foi substituído em 1637 por um marco de pedra pelos holandeses, demarcando o ponto de partida da cidade que batizaram de Mauritsstad.

Marco Zero foi símbolo do domínio holandês

Após a expulsão dos holandeses em 1654, o Recife viveu um período de estagnação. O Marco Zero, símbolo do domínio holandês, foi demolido e a área do entorno passou por um processo de reurbanização.

Em 1937, por iniciativa do então prefeito do Recife, José Rufino, o Marco Zero foi reconstruído no mesmo local original, agora em bronze, em uma cerimônia que contou com a presença do presidente Getúlio Vargas.

A Praça do Marco Zero, também conhecida como Praça do Rio Branco, passou por sucessivas revitalizações ao longo dos anos, buscando preservar sua importância histórica e cultural.

Marco Zero do Recife

Significado Cultural e Simbólico do Marco Zero

O Marco Zero transcende sua função original de demarcação geográfica para se tornar um símbolo da identidade pernambucana. O monumento representa a resistência à colonização estrangeira, a força da cultura local e a capacidade de reinvenção da cidade.

Atrações e Pontos de Interesse:

Ao redor do Marco Zero, encontram-se diversos pontos de interesse histórico e cultural, como:

Capela Dourada: Igreja barroca do século XVIII.

Rua do Bom Jesus: Rua histórica com diversos edifícios coloniais.

Bairro do Recife Antigo: Área histórica com diversos restaurantes, bares e lojas.

Cais do Sertão: Centro cultural dedicado à cultura e história do Nordeste brasileiro.

Paço do Frevo: Museu dedicado ao frevo, ritmo musical pernambucano.

O Marco Zero do Recife é um lugar único, onde passado e presente se entrelaçam de forma harmoniosa. Um símbolo da história, da cultura e da identidade da capital pernambucana, convidando seus visitantes a uma viagem inesquecível pelas raízes e pela alma da cidade.

O que é o Marco Zero de uma cidade?

O marco zero de uma cidade é o ponto de referência a partir do qual se medem as distâncias para todos os outros pontos da cidade. Geralmente, ele está localizado no centro da cidade, em um local de importância histórica ou simbólica.

Em algumas cidades, o marco zero é um monumento físico, como um obelisco ou uma placa. Em outras, é simplesmente um ponto imaginário, como a interseção de duas ruas principais.

Para que serve o Marco Zero?

O marco zero de uma cidade pode ter várias funções:

  • Serve como ponto de partida para a numeração das ruas da cidade.
  • É usado para calcular a quilometragem das rodovias que partem da cidade.
  • Pode ser um ponto de encontro para eventos públicos.
  • Pode ser um marco histórico ou simbólico importante para a cidade.

Algumas curiosidades sobre o marco zero:

  • O marco zero de São Paulo é um monumento hexagonal de mármore e bronze, localizado na Praça da Sé. Foi inaugurado em 1934 e é o primeiro marco zero de toda a América do Sul.
  • O marco zero de Brasília está localizado na Praça dos Três Poderes. É um obelisco de 100 metros de altura, que marca o centro da capital do Brasil.
  • O marco zero do Rio de Janeiro está localizado na Praça XV de Novembro. É um monumento em forma de pirâmide, que marca o ponto de partida da numeração das ruas da cidade.
  • Em Santos, o marco zero está localizado na Praça dos Andradas, em frente à Catedral de Santos. O monumento foi inaugurado em 1934 e marca o ponto de partida da numeração das ruas da cidade. 

Informações Adicionais:

Data de construção: 1937

Material: Bronze

Altura: 2,4 metros

Localização: Praça do Marco Zero, Bairro do Recife

Como chegar: De carro, ônibus, metrô ou táxi

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *