Boudhanath é a maior estupa do Vale do Katmandu
Boudhanath é a maior estupa do Vale do Katmandu, tem 36 metros
Viagem

Os olhos de Buda que tudo veem em Boudhanath

A gigantesca cúpula branca com dois olhos que parecem não perder um único acontecimento impressionam. Boudhanath é a maior estupa do Vale do Katmandu — e também uma das que mais atrai visitantes.

Localizada a oito quilômetros a leste do centro de Katmandu, Boudha (como também é conhecida) tem 36 metros de altura, o que a permite ser vista assim que se pousa no Aeroporto Internacional de Tribhuvan. É considerada o centro do budismo tibetano no Nepal.

Construída na forma de uma mandala, foi projetada para reproduzir o Gyangtse do Tibete. Boudha foi construída na antiga rota comercial para o Tibete, onde os comerciantes tibetanos descansavam e faziam suas orações.

É um dos principais locais de peregrinação para budistas de todo o mundo. Os fieis costumam fazer suas orações, acender uma lâmpada de manteiga e rodar com as mãos os cilindros de cobres esculpidos com ideogramas.

VEJA TAMBÉM:

Swayambhu simboliza harmonia entre budistas e hindus

Pashupatinath transborda devoção e simbolismos

De cada lado estão os olhos de Buda que tudo veem, simbolizando a consciência. O dossel tem 13 estágios. No nível do solo, há uma parede de tijolos com 147 nichos e 108 imagens do Buda meditativo, inseridas atrás de rodas de oração de cobre.

Ao redor da estupa há diversos restaurantes onde pode se fazer uma refeição ou simplesmente tomar uma xícara de chá ou café.

Você pode gostar também

Mais em:Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *