Mercadão de São Paulo
Viagem

Pontos turístico em São Paulo: onde ir para se divertir, comer e passear

Parque do Ibirapuera, Museu de Arte de São Paulo, Mercado Municipal, Pinacoteca, Beco do Batman, Zoológico e Museu do Futebol estão entre os lugares turísticos mais visitados em São Paulo.

Apesar de estar muito relacionada ao trabalho e o mundo dos negócios, a capital de São Paulo também oferece muitos pontos turísticos. Caso precise de um lugar para deixar seu automóvel, há um estacionamento perto do aeroporto de Guarulhos muito indicado! Confira aqui algumas dicas para onde ir em São Paulo. Não faltam opções para você escolher o que fazer na cidade de São Paulo.

Parque Ibirapuera
Pontos turístico em São Paulo: Parque Ibirapuera

Parque Ibirapuera

Localizado a cerca de 6 quilômetros do Centro de São Paulo, o Parque do Ibirapuera ocupa uma área de 1,6 milhão de metros quadrados. Possui três lagos artificiais, ciclovia, 13 quadras iluminadas, pistas de corrida, passeio e descanso e áreas abertas para shows. Abriga prédios públicos, museus, planetário, o prédio da Bienal, ginásio de esportes, Museu do Presépio, Museu da Aeronáutica e do Folclore, o Obelisco, o Monumento às Bandeiras e o Pavilhão Japonês.

O Parque Ibirapuera é muito utilizado para correr e caminhar. Confira o Mapa de Caminhada do Ibirapuera:

Qual o significado de Ibirapuera?

Ibirapuera  - significado

“Ibirapuera” provém do tupi antigo ybyrapûera, que significa “árvores velhas”: ybyrá, árvores; e pûer, velho.

O parque é um quadrilátero formado pelas Quarto Centenário (portões 6 e 7A), República do Líbano (portão 7) e Pedro Álvares Cabral (portões 2,9 e 10).

MASP

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) reúne a principal coleção de obras de arte da América Latina Brasil. São cerca de 1 mil obras, exemplares das artes arte africana, das Américas, asiática, brasileira e europeia, desde a Antiguidade até o século 21: pinturas, esculturas, desenhos, fotografias e roupas.

Tem ainda uma biblioteca com mais de 60 mil volumes, entre composto de aproximadamente 60 000 volumes entre livros (muitos deles raros), catálogos de exposições, periódicos, teses e boletins de museu.

MASP
Pontos turístico em São Paulo: MASP na Avenida Paulista

O MASP foi fundado em 1947 pelo empresário Assis Chateaubriand, dono da rede de comunicação Diários Associados. O Museu está situado na Avenida Paulista desde 7 de novembro de 1968, quando foi inaugurado edifício projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. O prédio é sustentado por quatro pilares pintados de vermelho, deixando abaixo um vão livre de 70 metros —onde são realizados diversos eventos, como shows musicais e a tradicional feira de antiguidades, aos domingos.

O MASP está localizado bem no coração da Avenida Paulista, no número 1578. Portanto, é bem fácil de chegar. Veja a melhor maneira de como chegar ao MASP clicando aqui:

Mercado Municipal de São Paulo
Pontos turístico em São Paulo: Mercado Municipal de São Paulo

Mercado Municipal

O Mercadão de São Paulo é hoje uma das principais atrações turísticas da capital paulista. A sua primeira função foi ser armazém de pólvora e municipais, mas depois passou a ser um grande entreposto comercial de atacado e varejo, o Mercado Cantareira. O local se notabilizou por comercializar frutas, verduras, cereais, carnes, peixes temperos e outros produtos alimentícios. Em seus 12,6 mil metros quadrados, existem 290 boxes, onde trabalham cerca de 1,5 mil pessoas. Por dia, são movimentadas cerca de 350 toneladas de alimentos. O Mercado Municipal Paulistano funciona de segunda a sábado, das 6h às 18h e aos domingos e feriados das 6h às 16h. No atacado, funciona de segunda a sábado, das 22h às 6h.

Avenida Paulista em São Paulo
Pontos turístico em São Paulo: Avenida Paulista em São Paulo

Avenida Paulista

Uma das mais importantes vias da capital paulista, a Avenida Paulista concentra edifícios de escritórios de grandes empresas e órgãos públicos ao longo de seus 2,7 quilômetros de extensão. Também abriga centros de compras, restaurantes e hotéis. Mas é aos domingos, quando o trânsito para carros é interditado que ela se transforma num grande local de lazer. A avenida é tomada por artistas de rua dos mais variados tipos, além de locais com comida de rua e cervejas artesanais. No vão livre do MASP, acontece a tradicional feira de antiguidades.

Beco do Batman
Pontos turístico em São Paulo: Beco do Batman, na Vila Madalena

Beco do Batman

Uma travessa entre as ruas entre as ruas Medeiros de Albuquerque e Harmonia, na Vila Madalena, se transformou em um dos principais pontos turísticos de São Paulo. Os muros das vias foram transformados em verdadeiras obras de arte, com a produção de grafites. Como os primeiros (e até hoje a maior parte) são pinturas ilustrando o Homem-Morcego, foi batizado como Beco do Batman. O interessante é que os grafites não são definitivos, as pinturas são frequentemente substituídas, o que garante que os visitantes sempre terão novidades e também oportunidade para que mais artistas possam exibir a sua arte.

A melhor maneira de chegar ao Beco do Batman, apesar de não estar muito próximo, é de metrô. As estações Vila Madalena (Linha Verde) e Fradique Coutinho (Linha Amarela) são as mais próximas, cerca de 1,5 km.

Museu do Futebol
Pontos turístico em São Paulo: Museu do Futebol fica no estádio do Pacaembu

Museu do Futebol

Localizado no Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol reúne um rico acervo sobre o esporte mais popular do Brasil. Além de troféus, medalhas, camisas, flâmulas, fotografias, bolas e outros artigos materiais, o Museu do Futebol também oferece diversas atrações em multimídia, que permite interatividade com o visitante e acessibilidade a pessoas com deficiência.

O Museu do Futebol ocupa três andares dentro do Pacaembu. A exposição principal é dividida em 15 salas temáticas, contando de forma interativa a chegada do futebol ao Brasil e como o futebol se tornou o esporte mais importante para os brasileiros. Frequentemente, também realiza exposições itinerantes com acervos de outros museus ou colecionadores.

O endereço é Praça Charles Miller, s/nº.

Zoológico de São Paulo
Pontos turístico em São Paulo: Zoológico de São Paulo

Zoológico

Em uma área de 824 mil m², o Parque Zoológico de São Paulo é considerado um dos dez melhores do mundo, especialmente pela diversidade de animais que abriga. É um dos poucos do mundo a ter uma coleção completa de felinos e símios. Possui raridades e animais em extinção, como o mico leão dourado e o tamanduá bandeira. O Parque Zoológico ainda tem biblioteca, lojas, lanchonetes, restaurantes, creche e estacionamento. Desde sua abertura, em 1958, o Zoológico de São Paulo já recebeu mais de 85 milhões de visitantes.

LEIA TAMBÉM:

10 melhores praias da Espanha

Santos terá roteiro de turismo religioso no Centro

Você pode gostar também

Mais em:Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *