Santuário de Santo Antônio do Valongo
Santos

Santos terá roteiro de turismo religioso no Centro

Santos terá um novo roteiro turístico no Centro Histórico da cidade, destacando a riqueza de seus templos religiosos. O circuito “Santuários Santistas” prevê a visita monitorada às diversas igrejas católicas presentes nesta região da cidade, cujas existências se confundem com a própria história da cidade.

O roteiro Santuários Santistas é uma das estratégias para promover a retomada do setor turístico com segurança. “Será uma imersão em nossas igrejas, destacando sua história, valores artísticos e arquitetônicos”, explica o presidente da Associação dos Profissionais de Turismo do Litoral Paulista, Eduardo Silveira.

Expo Retomada

Outra ação importante foi a realização da Expo Retomada Santos, nos dias 21 e 22, no Santos Convention Center, na Ponta da Praia. O evento receberá 700 pessoas, todas elas serão testadas, usarão máscaras e respeitarão distanciamento interpessoal. Depois, serão monitoradas durante 10 dias para verificar se manifestaram algum sintoma da doença.

A secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos, Selley Storino acredita que o sucesso da Expo Retomada servirá de modelo para a realização de feiras, congressos e outros eventos.

“Santos foi escolhida pela quantidade de pessoas já vacinadas (70% da população acima da 18 anos já tomou ao menos uma dose) e os rigorosos protocolos de segurança adotados”, explica.

Setor turístico otimista

Apesar das dificuldades enfrentadas pelo segmento, o presidente da Associação dos Profissionais de Turismo do Litoral Paulista, Eduardo Silveira, demonstra otimismo com a retomada das atividades.

“Todo mundo perdeu com a pandemia, a liberdade, a possibilidade de viver novas experiências. A retomada nasce com este sentimento. Acredito num novo momento do turismo”, afirma.

Silveira acrescenta que a pandemia fez muitas pessoas repensarem valores, “as pessoas aprenderam a viver com menos, mostrou outras necessidades. Se 2020 foi um ano de mudanças de paradigmas, 2021 é o ano do acolhimento, do abraço. E o turismo vem para isso, abraçar toda a sociedade”.

O presidente da entidade acrescenta que a pandemia mostrou a necessidade de muitas empresas se reinventarem, incorporando as plataformas digitais aos seus modelos de negócios. “O digital mergulhou no turismo. Facilitou muita coisa e vai precisar de gente. Por mais que a tecnologia facilite muitos processos, muitas tarefas só podem ser feitas por seres humanos. E isso é muito evidente no turismo”, destaca.

Eduardo Silveira explica que estão sendo elaborados novos produtos turísticos, resultado do trabalho conjunto do poder público municipal, das empresas e dos profissionais do segmento. Um deles é a criação do Viagem Fácil, um voucher que vai garantir tarifas promocionais para os vistantes passarem o final de semana em Santos. “Todos ganham: hotelaria, guias turísticos, restaurantes, comércio”.

MAIS TURISMO RELIGIOSO EM:

Construções centenárias compõem Conjunto do Carmo

Nossa Senhora do Rosário guarda tesouros desconhecidos

Catedral é o principal templo católico de Santos

No Valongo,uma das igrejas mais antigas do Brasil

Museu de Arte Sacra guarda relíquias sacras

Do alto do Monte Serrat, padroeira protege a cidade de Santos

Você pode gostar também

Mais em:Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *