Orquidário de Santos
Santos

Orquidário de Santos reúne espécies nativas da Mata Atlântica

Localizado em plena área urbana, bem próximo da praia, o Orquidário de Santos é um verdadeiro santuário de mata tropical. Em uma área de 22,240 mil metros quadrados, reúne diversas espécies vegetais nativas da Mata Atlântica e exemplares da mata tropical do Brasil e também de outros países.

O Orquidário de Santos possui cerca de 1.500 árvores e arbustos. São árvores frutíferas e medicinais, além de nativas como o pau-brasil, embaúba, ipê-roxo e pau-ferro, totalizando 137 espécies arbóreas de 36 famílias. Destaque para o pau-rei de 30 metros de altura, a árvore mais alta do parque, que pode ser visto logo na entrada.

O nome do parque vem do rico acervo de orquídeas: são cerca de 3.500 orquídeas de 120 espécies, a grande maioria afixada nas árvores.

Antigo Parque Indígena

O parque foi inaugurado em 1945, com o acervo de orquídeas e outras espécies que existiam no Parque Indígena, uma grande área localizada na praia do Boqueirão onde seu proprietário, Júlio Conceição (o primeiro orquidófilo do Brasil) cultivava cerca de 90 mil orquídeas. Após sua morte, a família doou o acervo para a cidade. Logo na entrada do Orquidário há uma estátua em homenagem a Júlio Conceição.

Animais soltos

O Orquidário de Santos possui cerca de 500 animais, de 70 espécies, muitos dos quais vivem soltos, a exemplo de cutias, cágados, jabutis e saracuras.

Mas as grandes estrelas são os pavões, que andam pelas matas e alamedas do parque e, sem avisar, surpreendem o visitante abrindo a sua bela cauda colorida em leque. O Orquidário de Santos também serve de abrigo para aves migratórias, que encontram no local o ambiente propício para se alimentarem e descansarem.

Outros atrativos do parque são a Trilha do Mel, onde existem seis colmeias (de abelhas silvestres (iraí, jataí, mandaçaia, mandurim e mirim) sem ferrão; o Jardim Sensoria, onde os visitantes podem conhecer diversas espécies pelo toque; e Viveiro de Visitação Interna, onde as aves chegam a pousar bem perto das pessoas.

Endereço: Praça Washington, José Menino.

CONHEÇA OUTRAS ATRAÇÕES TURÍSTICAS:

Aquário de Santos mostra a riqueza do mundo marinho

Vila Belmiro, berço de heróis e conquistas

Museu de pesca convida para uma viagem submarina

Você pode gostar também

Mais em:Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *