Aquário de Santos tem centenas de espécies
Aquário de Santos tem centenas de espécies
Viagem

O que fazer em Santos – Aquário de Santos

O Aquário Municipal é o segundo parque público mais visitado do Estado de São Paulo (só perde para o Zoológico da capital). São cerca de 420 mil visitantes por ano (150 mil apenas durante a temporada de verão, que vai de dezembro a fevereiro). Inaugurado em 2 de julho de 1945, é o aquário mais antigo do Brasil.

 O parque tem 32 tanques, com um total de 1 milhão e 300 mil litros de águas doce e salgada, tratadas por 35 bombas de filtragem, 24h por dia. O Aquário de Santos abriga cerca mais de mil animais marinhos, de aproximadamente 120 espécies.

tubarão-martelo-aquario-de-santos
Tubarão-martelo é uma das atrações do Aquário de Santos

Destaque para os tubarões, pinguins, tartarugas, cavalos marinhos e diversas espécies de água salgada e doce.

Do lado direito, estão os tanques de água salgada e, do esquerdo, os de água doce. Todos os tanques receberam cenografia que reproduzem os habitats naturais dos animais. Nos de água doce, foram criados ambientes de fundo de rio, com galhos, folhagens, raízes e barrancos. Já os animais de água salgada nadam em ambientes rochosos.

Os animais do Aquário consomem cerca de uma tonelada de peixes e frutos do mar por mês – no inverno, chega a 1,6 toneladas. A dieta é balanceada e individualizada, ajustada às necessidades de cada animal. Por dia, são 15 itens oferecidos na alimentação diária, entre eles sardinha, manjuba, merluza, camarão, lula, marisco, siri, anchova, vôngole, tilápia, cavala e tambaqui.

 Além das atrações fixas para visitação, o Aquário de Santos oferece uma ampla e interessante programação de educação ambiental, com cursos e palestras.

 Endereço: Praça Vereador Luiz La Scala Jr, Ponta da Praia. Telefone (13) 3278-7830.

Você pode gostar também

Mais em:Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *