O que fazer em Monte Verde
O que fazer em Monte Verde
Viagem

O que fazer em Monte Verde: um guia completo de atrações

Monte Verde, em Minas Gerais, atrai visitantes em busca de ar fresco, atmosfera de montanha, vistas panorâmicas e boa gastronomia. Confira as principais atrações de Monte Verde e o que fazer na cidade.

Uma cidade de colonos europeus

Monte Verde foi fundada na década de 1950, quando um grupo de colonos europeus estabeleceu-se na região para cultivar a terra e construir suas casas. Com o tempo, a cidade cresceu e se tornou um destino turístico popular por suas paisagens deslumbrantes, clima ameno e atividades ao ar livre.

Clima e paisagem

Localizado a cerca de 160 km de São Paulo, o distrito de Monte Verde faz parte do município de Camanducaia, no sudoeste do estado de Minas Gerais, localizado em uma região montanhosa a uma altitude de 1.555 metros acima do nível do mar. O clima é ameno durante todo o ano, com temperaturas médias entre 15°C e 22°C. No entanto, em invernos mais rigorosos a temperatura pode desabar para abaixo de zero. A cidade é cercada por uma densa floresta de araucárias, pinheiros e cedros, criando uma paisagem de tirar o fôlego.

O que fazer em Monte Verde: as principais atrações

  1. Caminhadas em trilhas naturais
  2. Visita à Pedra Redonda
  3. Passeio de quadriciclo
  4. Passeio de cavalo
  5. Visita ao Pico do Selado
  6. Parque Ecológico
  7. Visita à Fábrica de Chocolates Gressoney
  8. Observação de aves
  9. Visita à Cachoeira dos Pretos
  10. Passeio de bicicleta
  11. Compras na Rua Monte Verde
  12. Visita ao Orquidário
  13. Passeio de trenzinho
  14. Visita à Praça da Árvore
  15. Passeio de balão

O que fazer em Monte Verde: atrações para todos os gostos

Caminhadas em trilhas naturais

Monte Verde é conhecida por suas trilhas naturais que percorrem a mata atlântica e proporcionam vistas panorâmicas da região. As trilhas são variadas e podem ser adequadas para diferentes níveis de dificuldade. Algumas das trilhas mais populares incluem a Trilha do Pinheiro Velho e a Trilha do Platô.

Visita à Pedra Redonda

A Pedra Redonda é uma das atrações mais populares de Monte Verde. Localizada a uma altitude de 1.998 metros acima do nível do mar, oferece uma vista panorâmica da região. O acesso pode ser feito através de uma trilha íngreme, mas vale a pena pelo visual.

Passeio de quadriciclo

O passeio de quadriciclo é uma opção divertida para explorar a região de Monte Verde. Com uma variedade de rotas disponíveis, os passeios podem ser adequados para diferentes níveis de habilidade. Alguns dos destaques incluem o passeio até o Mirante da Lua e o passeio até o Pico do Selado.

Passeio de cavalo

Monte Verde é cercada por belas paisagens naturais que podem ser exploradas em um passeio de cavalo. Com opções para

Visita ao Pico do Selado

O Pico do Selado é uma das montanhas mais altas da região, com uma altitude de 2.100 metros acima do nível do mar. A trilha que leva ao topo é desafiadora, mas oferece vistas panorâmicas incríveis da região. Além disso, é possível avistar a Serra da Mantiqueira e a Pedra Partida.

Parque Ecológico de Monte Verde

O Parque Ecológico é uma área de preservação ambiental que abriga uma grande variedade de espécies da flora e fauna local. O parque oferece trilhas para caminhada, cachoeiras, mirantes e atividades como tirolesa e arvorismo.

Visita à Fábrica de Chocolates Gressoney

A Fábrica de Chocolates Gressoney é uma das mais tradicionais da região e oferece uma visita guiada que mostra todo o processo de produção dos chocolates. Além disso, é possível degustar os chocolates e comprar produtos na loja.

Observação de aves em Monte Verde

Monte Verde é um paraíso para os amantes da observação de aves, com uma grande variedade de espécies da fauna local. Existem empresas especializadas em passeios guiados para a observação de aves na região.

Visita à Cachoeira dos Pretos

A Cachoeira dos Pretos é uma das maiores cachoeiras da região, com uma queda de mais de 60 metros de altura. Além da cachoeira, a área também oferece trilhas para caminhada e um mirante com vista para a região.

Passeio de bicicleta em Monte Verde

Monte Verde oferece várias opções de passeios de bicicleta, com rotas que variam de acordo com o nível de habilidade dos ciclistas. Algumas das rotas mais populares incluem o passeio até a Pedra Redonda e o passeio até a Cachoeira dos Pretos.

Compras na Rua Monte Verde

A Rua Monte Verde é uma das principais ruas da cidade e oferece uma grande variedade de lojas de artesanato, roupas, souvenirs e restaurantes.

Visita ao Orquidário

O Orquidário é um local dedicado ao cultivo e exposição de orquídeas, com uma grande variedade de espécies. Além disso, é possível comprar orquídeas na loja do orquidário.

Passeio de trenzinho

O passeio de trenzinho é uma opção divertida para explorar a cidade de Monte Verde. O trenzinho percorre as principais ruas da cidade, passando por pontos turísticos como a Praça da Árvore e a Rua Monte Verde.

Visita à Praça da Árvore

A Praça da Árvore é um ponto turístico popular em Monte Verde, com uma grande árvore de Natal iluminada durante o período das festas de fim de ano. Além disso, a praça oferece lojas de artesanato, restaurantes e um ambiente agradável para relaxar.

Visita ao Mirante do Aeroporto

O Mirante do Aeroporto oferece uma vista panorâmica incrível da região de Monte Verde, com a possibilidade de avistar a cidade de Camanducaia e a Serra da Mantiqueira. É um local ideal para tirar fotos e contemplar a paisagem.

Visita à Pedra Redonda

A Pedra Redonda é um dos pontos turísticos mais populares de Monte Verde, com uma trilha que leva ao topo da montanha. A vista do topo é simplesmente espetacular, com uma visão de 360 graus da região.

Visita à Pedra Partida

A Pedra Partida é uma formação rochosa curiosa que atrai muitos visitantes. A trilha que leva até a pedra é desafiadora, mas vale a pena pela vista incrível do topo.

Visita à Igreja de São Francisco de Assis

A Igreja de São Francisco de Assis é uma igreja histórica e tradicional em Monte Verde, com uma arquitetura belíssima e uma atmosfera agradável. É um local ideal para uma visita rápida durante um passeio pela cidade.

Visita à Capelinha de Mosaico

A Capelinha de Mosaico é um local curioso e diferente, com uma decoração toda em mosaico feita pela artista plástica Silvana Carvalho. É um local interessante para conhecer um pouco mais da arte e cultura local.

CONFIRA TAMBÉM:

Viagens baratas pelo Brasil que cabem no seu bolso!

Você pode gostar também

Mais em:Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *