Cuesta del Lipán, Jujuy, Argentina
Cuesta del Lipán, Jujuy, Argentina
Viagem

Jujuy: montanhas coloridas e salinas gigantes na Argentina

Montanhas coloridas, salinas gigantes, estradas sinuosas, dunas, saborosa gastronomia e rica história. Conheça Jujuy, na Argentina, um destino cada dia mais procurado por brasileiros, por conta das atrações que oferece, infraestrutura de acolhimento e facilidade de acesso.

Onde fica Jujuy

Jujuy está localizada no noroeste da Argentina, a 1.300 km de Buenos Aires, o que dá cerca de duas horas de voo. A província de Jujuy está dividida em 4 regiões turísticas: Puna, Quebrada, Vales e Yungas. A província faz fronteira a oeste com o Chile e ao norte com a Bolívia.

Cerro Siete Colores, Jujuy, Argentina

Jujuy: patrimônios mundiais

A Unesco declarou dois pontos turísticos de grande valor paisagístico e cultural como Patrimônio Mundial: a Quebrada de Humahuaca, um maravilhoso caminho em forma de escada no meio da montanha que era o principal caminho dos incas, e o Qhapaq Ñan, que se conecta com a Reserva de Biosfera de las Yungas.

A Quebrada de Humahuaca é um vale estreito que fica a quase meia hora da capital e se estende por mais de 150 km ao norte, seguindo a Rota Nacional 9, paralela ao Rio Grande.

A Quebrada se destaca por suas paisagens e sua geografia particular e por suas populações nativas e suas manifestações culturais. O local abriga vários povoados, cada um com sua própria identidade: Humahuaca, Uquía, Huacalera, Tilcara, Maimará, Purmamarca, Tumbaya e Volcán. Vale caminhar por suas ruas estreitas, visitar as suas igrejas, os seus edifícios, comprar artesanato, saborear a sua requintada gastronomia e os seus vinhos.

Outro local imperdível é o Pucará de Tilcara, um imponente sítio arqueológico da Cultura Andina que tem extensão de 8 a 15 hectares e aproximadamente 1.170 anos.

Destaca-se também a Serranía de Hornocal, a 24 km de Humahuaca, mais conhecida como o “Cerro de 14 Colores”. A estrada de acesso é de cascalho, levando aproximadamente 40 minutos para acessar o mirante, que fica a mais de 4 mil metros acima do nível do mar.

Salinas Grandes em Jujuy

As Salinas Grandes são uma das 7 Maravilhas da Argentina. O acesso é feito a partir da cidade de Purmamarca pela Rota Nacional 52 por aproximadamente 50 km, subindo a impressionante Cuesta de Lipán.

Salinas Grandes em Jujuy, Argentina
Salinas Grandes em Jujuy, Argentina

Este enorme salar está localizado a uma altitude média de 3.600 metros acima do nível do mar e também possui uma maravilhosa diversidade de espécies de fauna, como lhamas, vicunhas e flamingos do sul.

Grand_salinas em Jujuy, Argentina
Grand_salinas em Jujuy, Argentina. Foto: Hernan Paganini

A grande amplitude térmica; a intensa radiação solar, os vestígios de culturas milenares e a cultura viva das suas pequenas povoações espalhadas pela paisagem conferem-lhe uma atração incrível e uma identidade única.

As Yungas são um refúgio de máxima pureza que oferece, acima de tudo, o êxtase do autenticamente virgem e natural. Sua principal referência, o Parque Nacional Calilegua, com seus 76.306 hectares de selva, é um dos ambientes protegidos com maior biodiversidade do norte da Argentina. 60% das aves argentinas são encontradas nesse território. Abriga espécies animais preservadas e ameaçadas de extinção, como a onça pintada, o cervo andino e a lontra de rio, que se misturam à majestade exuberante de sua vegetação que convida ao mistério e à maravilha.

Nos Vales, destaca-se o Parque Provincial Potrero de Yala, a 18 km da cidade, onde estão localizadas as Lagoas Yala e Termas de Reyes, um verdadeiro paraíso que é reconhecido pelo prestígio de suas fontes termais curativas.

Gastronomia em Jujuy

A gastronomia de Jujuy reflete a identidade cultural de cada parte da província: na Puna, carnes de lhama e cordeiro e batatas; na Quebrada de Humahuaca, milho e quinoa; no Vale e nas Yungas, carne bovina, assados, frutas tropicais e peixes de água doce.

Gastronomia em jujuy
Gastronomia em Jujuy

O visitante não pode deixar de provar os vinhos de altíssima altitude. La Quebrada possui uma das maiores produções de vinho artesanal do mundo, variando de 2.094 metros acima do nível do mar em Tumbaya a um pequeno vinhedo que se eleva a 3.319 metros. As vinícolas se tornaram ícones de produtos exclusivos de exportação, com importante reconhecimento internacional.

Hospedagem em Jujuy

O destino conquistou o selo Safe Travel e os protocolos de biossegurança são observados em todas as suas ofertas. Possui diferentes faixas de serviços de hospedagem: alta, média, cabanas, pousadas, albergues; Muitos deles são atendidos pelos seus proprietários, o que permite uma interação cultural ímpar, mantendo elevados padrões de qualidade de serviço.

Facilidade de acesso

Uma das vantagens de Jujuy é a facilidade de acesso. A província está conectada às cidades de Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e Iguazú, com 50 frequências semanais, o que foi possível graças à reforma do Aeroporto Dr. Horacio Guzmán, que tem capacidade para receber 3 milhões de passageiros por ano.

“É fundamental que Jujuy tenha conectividade direta com Iguazú, pois esta é uma porta de entrada nacional para receber esses turistas brasileiros. Desde 2022, Aerolíneas Argentinas abriu a rota que conecta diretamente a cidade de São Paulo com a cidade vizinha de Salta e que privilegia o Norte do país como destino integrado”, afirma a diretora da Agência de Promoção Turística de Jujuy, Nadia Serrano Antar.

Em sete anos, Jujuy passou de 900 mil para 1,5 milhão de turistas por ano e de duas para três noites médias de pernoites.

“Atualmente Jujuy tem onze meses de alta temporada, conseguindo quebrar com a sazonalidade; a consequência disso é que no ano passado batemos um novo recorde com os melhores números da história do turismo na província. Isso também se deve ao trabalho conjunto e articulado que a província realiza junto ao setor privado”, comentou Serrano Antar.

LEIA TAMBÉM:

Milongas preservam autenticidade do tango portenho

Você pode gostar também

Mais em:Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *