colonia do sacramento
Viagem

A Paraty do Rio da Prata

Caminhar por Colônia do Sacramento traz logo à lembrança a brasileira Paraty (RJ). Ruas de pedra, construções históricas, árvores frondosas e uma igreja ancestral garantem o clima de volta ao passado. Reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a cidade se caracteriza pela mescla dos estilos espanhol (como a grande maioria das uruguaias) e português. Explica-se: foram os desbravadores lusitanos que primeiro ocuparam o lugar, onde fundaram em 1680, a Colônia do Santíssimo Sacramento.

Em meio a disputas sangrentas, espanhois e portugueses se revezaram no domínio da cidade, por conta da sua importância estratégica — está localizada na foz do Rio da Prata, na margem oposta de onde está a capital argentina, Buenos Aires.

Vale a pena realizar uma visita guiada pelas ruas de Colônia, conhecendo detalhes de sua história e seus filhos ilustres, e apreciar paisagens singulares como a muralha centenária, as praças com árvores tão antigas quanto exuberantes, a Rua dos Suspiros (cujo nome possui várias versões), o Farol e o Rio da Prata, com suas praias e ilhas.

Há várias explicações para a origem do nome da rua dos Suspiros. Uma diz que, no passado, era por onde os condenados à morte passavam antes de cumprir a pena capital: por afogamento, quando a maré subia. Outra relata que o lugar abrigava casas de prostituição, cujas profissionais arrancavam suspiros dos rapazotes que eram deflorados. Mas a mais popular é a de que um mascarado cravou sua adaga no coração de uma moçoila, que esperava o amado, sob a luz do luar.

 

 

Em cidades nos arredores, a dica é saborear o queijo Colônia, preparado com leite uruguaio e a habilidade dos imigrantes suíços.

 

 

De Colônia do Sacramento saem as balsas (para passageiros e carros) rumo a Buenos Aires —uma viagem de um pouco mais de uma hora.

Você pode gostar também

Mais em:Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *