Santuário de Santo Antônio do Valongo
Santos

No Valongo, uma das igrejas mais antigas do Brasil

Construída em 1640, o Santuário de Santo Antônio do Valongo é uma igrejas mais antigas do Brasil. Em estilo barroco, possui paredes revestidas por murais de azulejos dos anos 1930 e, no altar-mór, um dos poucos tronos rotativos do país, com a Santíssima Trindade de um lado e, do outro, o ostensório para a Adoração Perpétua. Anexa à igreja, encontra-se a Capela da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, de 1691, onde está exposta uma imagem de São Francisco, em estilo barroco e tamanho real, orando diante de um Cristo Místico de Seis Asas.

 Santuário de Santo Antônio do Valongo

Igreja
A entrada da igreja conta com três arcos romanos, simétricos às portas-balcões de arco abatido do andar superior, arrematadas por vergas curvas de pedra. Frontão ondulado e guirlandas completam a fachada, considerada um dos mais belos barrocos do século 18.
A Capela da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, de 1691, fica à esquerda, perpendicular e com arco aberto para a igreja conventual.

 Santuário de Santo Antônio do Valongo

Frei Vicente
O altar possui seis painéis de azulejaria pintados, entre 1938 e 1940, pelo artista português José Candido da Silva Jr.. Ele se autorretratou, de paletó e gravata, no painel ‘O pão de Santo Antônio’, junto com santo. Já no painel ‘Morte de Santo Antônio’, o artista fez um retrato do frei Vicente Borgard apontando para o céu, tentando consolar um frade a chorar a morte de Santo Antônio.

MAIS TURISMO RELIGIOSO EM:

Construções centenárias compõem Conjunto do Carmo

Nossa Senhora do Rosário guarda tesouros desconhecidos

Catedral é o principal templo católico de Santos

De frente para o mar, Santo Antônio do Embaré

Museu de Arte Sacra guarda relíquias sacras

Do alto do Monte Serrat, padroeira protege a cidade de Santos

Você pode gostar também

Mais em:Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *