Regras do Beach Tennis: como jogar o esporte que cativa multidões
Experiências

Regras do Beach Tennis: como jogar o esporte que cativa multidões

As regras do beach tennis são bem parecidas com as do tênis normal. A pontuação, assim como no tênis de quadra, é contada no formato “0/15/30/40”. Quando o game fica empatado em 40-40 não há disputa de vantagem. Quem faz o ponto vence o game.

Na verdade, o beach tennis é uma mistura entre tênis e vôlei de praia. A rede é suspensa (como no vôlei de praia), com 1,7 metros de altura e entre 4,5m (simples) e 8m (duplas) de largura. O comprimento da quadra é sempre de 16m.

Os movimentos têm os mesmos nomes que os do tênis: forehand (“de frente”), backhand (“de trás”), lobs (“por cobertura”), drop-shots (“deixadinha”), e smashs (rebatida direta de cima para baixo).

O jogo é disputado numa melhor de três sets (quem ganhar dois vence a partida). O tamanho do set varia. Um set simples até 6 games. Se empatar 5 a 5, vai a 7. Se empatar 6 a 6, disputa-se um tiebreak de 7 pontos.

Um set longo até 8 games. Se empatar 7 a 7 vai a 9. Se empatar 8 a 8, disputa-se um tiebreak de 7 pontos.

Melhor de 3 sets, com terceiro set para definir, ou melhor de 3 sets com um super tie-break (até 10 pontos) para definir o vencedor.

Serviço (saque)

O atleta que saca pode se posicionar em qualquer lugar atrás da linha do fundo da quadra. Nas partidas individuais, pode efetuar o saque batendo por cima ou por baixo da bola. Já na partida em duplas deve ser sempre por baixo.

Nos jogos de dupla, o serviço é rotativo. O sacador é trocado a cada game, intercalando entre uma dupla e outra para que os quatro jogadores em campo sirvam.

Pode pular para sacar no beach tennis?

Pode pular para sacar no beach tennis?

Sim! O beach tennis é uma mistura de tênis com vôlei de praia e esta possibilidade de saltar na hora do saque foi trazida do vôlei, enquanto no tênis tradicional isso não é permitido. O atleta pode efetuar o saque batendo por cima ou por baixo da bola. Já na partida em duplas deve ser sempre por baixo.

Regras do Beach Tennis: como jogar o esporte que cativa multidões
Regras do Beach Tennis: como jogar o esporte que cativa multidões

Faça o download das Regras do Beach Tennis

Benefícios do Beach tennis

Criado na Itália na década de 1980, o beach tennis (ou tênis de praia) chegou ao Brasil por volta de 2008. Hoje, segundo estimativas da Confederação Brasileira de Beach Tennis (CBBT), existem cerca de 200 mil praticantes no Brasil.

Apesar do nome, o beach tennis também é praticado em cidades afastadas do litoral, em quadras adaptadas para a prática da modalidade.  A prática do beach tennis proporciona diversos benefícios:

– Emagrecimento- Por conta do alto gasto calórico, devido à movimentação intensa dentro da quadra, o beach tennis favorece o emagrecimento. Estima-se que em uma hora de jogo o consumo calórico médio seja de 600 calorias.

– Fortalecimento muscular: Todos os grupos musculares são muito exigidos durante as partidas, principalmente as pernas. A areia foca faz com que sejam acionados bastante os músculos do core (região formada pelo abdome, pela lombar e pelo quadril) para manter o equilíbrio e o corpo estável.

– Coordenação motora: O beach tennis estimula o aprimoramento dos movimentos finos do organismo, trabalhando equilíbrio e lateralidade.

– Raciocínio: Devido à agilidade do jogo, que exige a tomada rápida de decisões. Ao mesmo tempo em que presta atenção à jogada do adversário, calculando as possibilidades dele, o jogador também se concentra para dar uma resposta ágil e eficiente.

– Concentração: O atleta precisa manter o foco na partida, mesmo que haja torcida perto. Deve prestar atenção na trajetória da bola e na movimentação dos adversários, buscando antecipar as estratégias do oponente.

– Condicionamento aeróbio: Resistência para suportar partidas mais longas, força nas raquetadas e a movimentação em quadra é um excelente estímulo para o sistema cardiorrespiratório.

– Reduz o estresse: Por ser uma atividade extremamente prazerosa, o beach tennis estimula a liberação de endorfina, neurotransmissor ligado ao bem-estar

– Socialização: A prática do beach tennis favorece o estabelecimento de vínculos e formação de novas amizades, ao mesmo tempo que conscientiza também para a importância do trabalho em equipe — seja nas partidas si, ou mesmo ao colaborar para a montagem e manutenção das estruturas do jogo.

– Sem idade: O beach tennis pode ser praticado por pessoas de todas as idades. No entanto, é preciso estar atento às condições físicas do praticante, principalmente a saúde cardiovascular e a qualidade de suas articulações (tornozelos, joelhos, quadril, cotovelos e pulsos).

Procurando por um ambiente saudável e com atividades para idosos? Os serviços de cuidadores e homecare bh estão cada vez mais conhecidos e necessários!

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *