vinho tinto
Veritas di Vino

Qual a melhor uva de vinho tinto?

Direto e reto: é perda de tempo tentar eleger “a melhor uva”, seja de vinho tinto, branco ou rosé. Primeiro, por se tratar de uma questão extremamente subjetiva (o que apetece meu paladar pode não agradar o de outros). Em segundo lugar, é preciso saber em que circunstância você vai tomar este vinho.

Gastronomia
Na maior parte das vezes, o vinho é consumido acompanhando uma comida e as características do prato vão indicar que tipo de vinho (e uva) são as mais adequadas para que esta experiência enogastronômica (expressão chique, né?) seja a mais prazerosa possível.

Harmonização de vinho com comida não é frescura: trata-se da combinação dos elementos presentes no alimento (suas propriedades físicas e químicas) com as do vinho. Para ficar num exemplo simples: um vinho tinto encorpado, da uva Malbec, com um peixe grelhado de carne muito delicada, vai “matar” o pescado. Além de o sabor do peixe praticamente desaparecer, o vinho vai ficar com um gosto um tanto “esquisito”.

Uma combinação mais adequada seria o peixe ser acompanhado por um vinho branco (uva chardonnay ou sauvignon blanc, por exemplo), uma bebida mais delicada, refrescante e que ressaltar ainda mais o sabor do peixe.

Já o potente malbec cai muito bem com uma carne vermelha, mais gordurosa — uma bela costela na brasa, por exemplo. Não à toa, esta uva é a predileta pelos argentinos para acompanhar a sua emblemática parrilla.

Mas como saber?
Boa pergunta! Escolher vinho não é uma ciência exata. A recomendação é ficar atento a algumas regras básicas de harmonização (como a do exemplo acima), pesquisar revistas e sites que falam sobre o assunto (como este), ouvir a recomendação de amigos e especialistas.

Isso não fará encontrar o vinho dos sonhos, mas ajudará a escapar de escolhas erradas.

Mas a recomendação mais importante é: faça justiça com as próprias mãos, olhos, narinas e boca: deguste!

Degustar é beber prestando atenção. Perceba como seus sentidos reagem ao vinho e descubra o que mais lhe agrada. O sommelier língua das galáxias pode até lhe indicar um rótulo que ele considera maravilhoso, mas não adianta nada se não lhe agradar.

SAIBA MAIS:

Qual o país que faz os melhores vinhos?

Qual a melhor rolha para uma garrafa de vinho?

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *