cirurgia pós bariátrica
Saúde

Cirurgia pós bariátrica melhora recuperação e autoestima

A cirurgia pós bariátrica melhora o processo de recuperação e a autoestima do paciente. A cirurgia plástica após a bariátrica é recomendável porque a  acentuada perda de peso resulta em o excesso de pele, deixando muito aparente a flacidez, explica o cirurgião plástico Antônio Pitanguy, que é neto de Ivo Pitanguy, um dos brasileiros mais conceituados do setor.

“Essa condição frequentemente gera desconforto, evocando uma sensação de desconexão com o próprio corpo”, explica o profissional.

Segundo ele, a autoestima é uma questão intrinsecamente ligada à saúde. “De acordo com a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), que descreve saúde como ‘um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doenças’, torna-se evidente a relevância social da cirurgia plástica no contexto da restauração da autoestima”, ressalta.

O procedimento se torna indicado quando há uma quantidade significativa de pele “solta”, que não se retrai após perda de peso causada pela cirurgia bariátrica. A indicação médica chega a ir além de apenas questão estética quando a intervenção de redução do estômago acaba prejudicando a qualidade de vida ou causando desconforto físico após determinado tempo de sua realização. 

Cirurgia pós bariátrica: mudanças no corpo

Além disso, a mudança no corpo pós bariátrica pode impactar a autoestima. No entanto, é importante que a realização de uma cirurgia reparadora seja feita com consciência, e o médico cirurgião precisa entender a necessidade e vontade do paciente da melhor forma possível, a fim de sempre trabalhar a nova intervenção pensando no bem estar e autoestima do indivíduo. 

A cirurgia reparadora é garantida, por lei, pelo SUS. A Portaria nº 1.091/2016 do Ministério da Saúde define a cirurgia plástica reparadora pós-bariátrica como um procedimento que deve ser oferecido pelo sistema público de saúde. Ou seja, o paciente que realizou a cirurgia bariátrica pelo SUS tem direito à cirurgia para remoção de pele gratuitamente.

Existem vários tipos de cirurgia plástica pós-bariátrica disponíveis para tratar diferentes áreas do corpo onde ocorre excesso de pele após a perda de peso substancial. Alguns dos procedimentos mais comuns incluem:

1. Abdominoplastia (cirurgia de abdômen): Remove o excesso de pele e gordura da região abdominal, muitas vezes resultando em uma aparência mais plana e tonificada do abdômen.

2. Braquioplastia (lifting de braço): Trata o excesso de pele flácida nos braços, resultando em braços mais firmes e esculpidos.

3. Cruroplastia (lifting de coxa): Remove o excesso de pele das coxas, melhorando a forma e a firmeza da região.

4. Mamoplastia (cirurgia de mama): Inclui procedimentos como a mastopexia (lifting de mama) para corrigir a flacidez mamária, e a mamoplastia de aumento ou redução, dependendo das necessidades do paciente.5. Lifting facial: Em muitos casos, o excesso de pele também pode afetar o rosto, e um lifting facial pode ser realizado para melhorar a aparência da face e do pescoço.

Neto do mestre da Cirurgia Plástica Ivo Pitanguy, Antônio Pitanguy é o único descendente direto que atua utilizando as técnicas do avô. Especializado no Instituto Ivo Pitanguy, ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Através de conversas com o avô, Antônio absorveu os conceitos de beleza e harmonia que sedimentaram a carreira do mestre.

LEIA TAMBÉM:

Por que endorfina é o hormônio da felicidade?

Você pode gostar também

Mais em:Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *