Quem é Baco do Exu, baiano que revolucionou o rap brasileiro
Perfil

Quem é Baco Exu do Blues, baiano que revolucionou o rap brasileiro

Baco Exu do Blues é um dos artistas mais inovadores do rap brasileiro. Com sua sonoridade única e letras poderosas, Baco fez um show sensacional no Lollapalloza 2023.

Baco Exu do Blues é o nome artístico de Diogo Moncorvo, um rapper, compositor e poeta brasileiro nascido em Salvador, Bahia, em 5 de junho de 1996. Com sua sonoridade única que mistura rap, blues, jazz e música brasileira, Baco conquistou um lugar de destaque na cena musical do país.

Carreira de Baco Exu do Blues

Desde o início de sua carreira, Baco Exu do Blues chamou a atenção pelo seu talento e originalidade. Em 2016, lançou seu primeiro EP, intitulado “Esú”, que recebeu críticas positivas e chamou a atenção do público.

Em 2017, Baco lançou o single “Sulicídio”, que se tornou um sucesso instantâneo e o levou a se apresentar em importantes festivais de música, como o Lollapalooza Brasil. A música foi a primeira de uma série de faixas que compõem o álbum “Esú”, lançado em 2017.

Em 2018, Baco lançou seu segundo álbum, intitulado “Bluesman”, que foi um grande sucesso de crítica e público. O álbum, que aborda questões como a luta contra o racismo e a valorização da cultura negra, foi considerado um dos melhores do ano pela imprensa especializada.

Baco Exu do Blues no Lollapalooza 2023

Confirmado para participar do evento apenas 10 dias antes de começar, o Baco do Exu do Blues foi uma das grandes sensações do Lollapalooza 2023. Além de apresentar para quem não conhecia as músicas já consagradas por seus fãs, o rapper baiano prestou homenagens a personalidades importantes no combate ao racismo.

O rapper também deu um indireta mais do que direta ao cantor Drake, que mais uma vez cancelou uma apresentação no Brasil em cima da hora. “Vou falar uma coisa para vocês: os artistas brasileiros não devem em nada para nenhum artista do mundo”, afirmou ele.

A apresentação de Baco Exu do Blues no LollaBR 2023 teve um início impactante, com imagens de personalidades negras sendo exibidas no telão ao fundo do palco. Entre os homenageados estavam figuras icônicas como Elza Soares, Nelson Mandela, Muhammad Ali, Marielle Franco e Tupac Shakur.

Em seguida, a banda de crossover thrash Black Pantera, que também estreou no festival, entrou em cena e deu início a uma performance eletrizante. Com uma energia contagiante, eles foram responsáveis por animar ainda mais a plateia antes da entrada triunfal do rapper.

Quando o rapper baiano finalmente subiu ao palco, a multidão foi à loucura. O público cantou junto com o cantor hits como “Te Amo Disgraça”, “Samba in Paris”, “20 Ligações” e “Me Desculpa Jay Z”. Foi um espetáculo de tirar o fôlego, com Baco Exu do Blues demonstrando toda a sua habilidade como performer.

Homenagem a Gal Costa

Um dos momentos mais emocionantes do show no LollaBR 2023 foi a homenagem à cantora Gal Costa, que faleceu em novembro de 2022. Durante a apresentação, as três backing vocals do rapper cantaram o sucesso “Força Estranha” em memória da artista.

A homenagem foi recebida com grande emoção pela plateia, que cantou junto com as backing vocals e aplaudiu com entusiasmo a iniciativa de Baco Exu do Blues. Foi um momento marcante no festival, que reforçou a importância da música como forma de homenagear e celebrar a vida de artistas que já nos deixaram.

Influências de Baco Exu do Blues

A sonoridade de Baco Exu do Blues é influenciada por diversos gêneros musicais, como rap, blues, jazz e música brasileira. Alguns de seus principais inspiradores incluem artistas como Kendrick Lamar, Miles Davis, Luiz Melodia e Caetano Veloso.

Ele também é influenciado pela literatura e pela poesia, e suas letras são marcadas por uma forte carga poética e reflexiva. Em entrevistas, o rapper já citou autores como James Baldwin, Franz Kafka e Paulo Leminski como influências em sua obra.

O que significa o nome "Baco Exu do Blues"?

Baco Exu do Blue

O nome “Baco Exu do Blues” é uma referência ao deus romano do vinho, Baco, e ao gênero musical blues, que influencia a sonoridade do rapper. O nome também representa a dualidade presente na obra de Baco, que mistura elementos do rap com temas poéticos e reflexivos.

Quais são as principais características da música de Baco Exu do Blues?

Baco Exu do Blues

A música de Baco Exu do Blues é marcada por uma sonoridade única que mistura elementos de rap, blues, jazz e música brasileira. Suas letras são reflexivas e poéticas, abordando temas como a luta contra o racismo, a valorização da cultura negra e a vida nas periferias das grandes cidades.

Quais são as principais influências de Baco Exu do Blues?

Baco Exu do Blues é influenciado por diversos artistas e gêneros musicais, como Kendrick Lamar, Miles Davis, Luiz Melodia e Caetano Veloso. Além disso, sua obra é marcada pela influência da literatura e da poesia, com referências a autores como James Baldwin, Franz Kafka e Paulo Leminski.

Quais os principais sucessos do Baco Exu do Blues?

Baco Exu do Blues

1. Sulicídio

2. Te Amo Disgraça

3. Bluesman

4. Girassóis de Van Gogh

5. Me Desculpa Jay-Z

6. Vagabundo Qualquer

LEIA TAMBÉM:

A surpreendente história da pianista polonesa do Maranhão

O dia em que dei meu ombro amigo a Pelé Eterno

Você pode gostar também

Mais em:Perfil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *