Alergia na pele: causas, sintomas, tipos e tratamentos
Saúde

Alergia na pele: causas, sintomas, tipos e tratamento

Pele vermelha, coceira irritante, erupções na pele são alguns dos sinais de que a pessoa tem alergia na pele.

A alergia na pele é uma reação do corpo a uma determinada substância ou situação (como o aumento da temperatura), como picada de inseto, perfume ou desodorante, pelo de animais, determinados alimentos, mudanças de temperatura.

Os principais sintomas são vermelhidão na pele, coceira, aparecimento de bolinhas vermelhas ou brancas, erupções na pele. As alergias acontecem em qualquer região do corpo. Mãos, pés, rosto, axilas, braços, pernas, peito, costas, barriga, axilas etc.

Alergia e exposição a plantas

As erupções cutâneas podem ser causadas por muitas coisas, incluindo a exposição a certas plantas (hera venenosa, por exemplo), reações alérgicas a um medicamento ou alimento. As erupções cutâneas também podem ser causadas por uma doença como sarampo ou varicela. Eczema e urticária, ambos relacionados a alergias, são dois dos tipos mais comuns de erupções cutâneas.

Eczema

O eczema, também conhecido como dermatite atópica, afeta entre 10% e 20% crianças e 1% e 3% dos adultos. Um sintoma comum do eczema é a pele seca, vermelha, irritada e com coceira. Às vezes, especialmente quando infectada, a pele pode apresentar pequenas protuberâncias cheias de líquido que exsudam um líquido claro ou amarelado. As pessoas com eczema geralmente têm um histórico familiar de alergias.

Urticária

Urticárias são inchaços vermelhos ou vergões que aparecem no corpo. A condição é chamada de urticária aguda se não durar mais de seis semanas e urticária crônica se persistir além de seis semanas. A urticária aguda é mais comumente causada pela exposição a um alérgeno ou por uma infecção. A causa da urticária crônica é amplamente desconhecida.

Dermatite de contato

A dermatite de contato é uma reação que aparece quando a pele entra em contato com um irritante ou alérgeno. Os sintomas podem incluir erupção cutânea, bolhas, coceira e queimação.

Sabonetes, detergentes para a roupa, amaciantes de roupas, xampus – ou mesmo exposição excessiva à água – podem causar dermatite de contato. Outros itens que podem causar reação são metais (como o níquel, um componente do aço inoxidável e outras ligas usadas para fazer bijuterias), adesivos, esmaltes, medicamentos tópicos, plantas e luvas de látex.

Às vezes, um alérgeno não causa reação na pele, a menos que a pele também seja exposta à luz solar. Esta condição é chamada de dermatite de contato fotoalérgica. Pode ocorrer com produtos como loção de barbear, protetor solar e alguns perfumes.

Sinais de alerta para alergia

– Inchaços vermelhos e com coceira nos tornozelos após caminhar numa trilha

– Erupção cutânea no seu pescoço depois que usar um colar novo

– Rosto cheio de urticária durante uma tarde na praia

Hera venenosa, joias feitas de certos metais (especialmente níquel ou ouro) e protetor solar podem causar dermatite de contato— uma condição de pele resultante da exposição a algo ao qual você é sensível ou alérgico.

Outros irritantes ou alérgenos comuns incluem:

• Sabonetes perfumados

• Borracha

• Desodorantes

• Água sanitária

• Desinfetantes para as mãos

Sintomas de alergia de contato

Os sintomas da dermatite de contato incluem:

Pele vermelha e irritada

Coceira

Inchaço

Protuberâncias ou bolhas, às vezes preenchidas com líquido claro

Pele quente ou sensível

Esses sintomas podem variar de leves a graves e podem aparecer de algumas horas a 10 dias após o contato com o irritante ou alérgeno. Uma erupção de dermatite de contato não pode ser transmitida a mais ninguém.

Se você entrar em contato com um potencial alérgeno ou irritante, lave imediatamente a área afetada com água e sabão.

Tratamento de alergia

Existem duas partes para lidar com a dermatite de contato: Primeiro, trate a pele irritada. Em seguida, determine o que causou a reação para evitar esse alérgeno ou irritante no futuro.

O alergista pode prescrever cremes – ou, em alguns casos, medicação oral – para aliviar a coceira e ajudar a cicatrizar a pele danificada. Anti-histamínicos e pomadas também podem ajudar. Evite coçar a área afetada para evitar infecções.

Para ajudar seu alergista a identificar as possíveis causas de sua dermatite de contato, registre suas atividades e os itens que você acha que levaram a uma reação – ou, se não tiver certeza, simplesmente liste qualquer coisa que possa ter tocado sua pele nos dois dias anteriores ao início dos sintomas.

O médico pode usar um teste de contato para determinar as possíveis causas, como borracha, fragrâncias ou tintura de cabelo. Os pacientes geralmente são solicitados a usar o adesivo por 48 horas, mantendo-o seco durante esse período. Seu alergista pedirá que você retorne duas vezes – um dia após a remoção dos adesivos e novamente uma semana depois – para verificar sua reação.

Dermatite de contato fotoalérgica

A dermatite de contato fotoalérgica ocorre quando um irritante ou alérgeno causa uma reação somente após a exposição ao sol. Isso pode ocorrer com protetores solares, loções de barbear e alguns perfumes.

O teste de contato pode ajudar a identificar os produtos que causam essa reação.

Recapitulando…

Como é uma alergia de pele

Existem vários tipos diferentes de reações alérgicas na pele que os alergistas tratam.

O eczema (também comumente chamado de dermatite atópica) geralmente resulta em pele seca e sensível. Você pode experimentar manchas vermelhas com coceira. O eczema pode ir e vir com o tempo, e os surtos podem rachar, escorrer e coçar muito. É muito coceira e pode variar em gravidade de leve (apenas pele seca) a grave (pele vermelha, escamosa, espessa, fissurada e com secreção)

As urticárias são inchaços que causam coceira. Normalmente, elas aparecem avermelhadas e “branqueiam” no centro quando pressionadas.

A dermatite de contato geralmente é causada pela exposição a um alérgeno ou irritante. Se você tiver inchaços vermelhos com coceira na pele, especialmente no local de contato com algum potencial irritante ou alérgeno, pode estar com dermatite de contato.

Se você suspeitar que tem alguma dessas condições, o alergista pode realizar um exame e fazer testes para ajudar a determinar a causa de sua reação cutânea e recomendar um tratamento para ajudar a aliviar seus sintomas.

Como posso aliviar a coceira da alergia?

Evite coçar! Coçar a erupção cutânea ou urticária pode criar mais irritação e levar à infecção. Banhos frequentes seguidos imediatamente com hidratação adequada podem ajudar a aliviar seu desconforto.

Os alergistas são especialmente treinados para ajudar a tratar sua condição. O médico alergista  alergista  pode prescrever um creme ou medicação oral para ajudar a aliviar seu desconforto. Anti-histamínicos e pomadas hidratantes também podem ajudar a aliviar a irritação e o ressecamento.

Segundo a Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia, novos medicamentos foram aprovados recentemente, incluindo uma pomada para dermatite atópica leve a moderada e um biológico para dermatite atópica moderada a grave. Você pode discutir essas opções com seu alergista.

Devo evitar o sol até as erupções cutâneas melhorarem?

Se a sua pele já estiver irritada ou sensível, a exposição aos raios ultravioleta e possíveis queimaduras solares podem causar mais desconforto. Assuma o controle de sua condição cobrindo e minimizando seu tempo sob luz solar direta.

Além disso, alguns tipos de erupções cutâneas podem ser causados pelo sol. A dermatite de contato fotoalérgica ocorre quando a pele apresenta uma reação a um irritante ou alérgeno após a exposição ao sol. Cosméticos, protetor solar, loção de barbear e perfume podem desencadear esse tipo de reação.

Consulte seu alergista  para determinar a causa de sua reação cutânea e o melhor curso de tratamento.

Planos de saúde são muito úteis e essenciais para todos os casos!

Minha alergia na pele pode ser causada pela alimentação?

Sim! Uma reação a um alérgeno alimentar  pode causar uma reação na pele, como urticária.

Existem muitas causas possíveis para urticária e erupções cutâneas, portanto, consulte seu  alergista  para determinar a causa de seus sintomas e o melhor curso de tratamento.

Você pode gostar também

Mais em:Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *