chuveiro
Estilo

Sobrecarga de chuveiros aumenta em dias frios

Com a queda de temperatura na época mais fria do ano, os banhos ficam mais quentes e demorados, e com isso, a sobrecarga de chuveiros aumenta.

A sobrecarga nos chuveiros elétricos pode ser causado pela má instalação ou mesmo defeitos nos equipamentos.

Especialistas recomendam cuidados para evitar problemas com o aparelho, que pode ser sobrecarregado e, em casos extremos, até provocar choques.

Dados do Ministério das Minas e Energia indicam que 73% dos lares brasileiros ainda adotam a eletricidade como fonte de energia para o aquecimento, em vez de outras matrizes energéticas, como a movida a gás ou energia solar.

Problemas no fio-terra

Segundo o engenheiro elétrico Gustavo Alexandre Anselmo, os erros mais comuns em relação ao chuveiro estão relacionados ao aterramento do fio, popularmente conhecido como “fio terra”, e à conexão dos terminais feita de modo inadequado. “A instalação correta é imprescindível para evitar complicações, principalmente durante o inverno, quando sua potência é mais exigida”, afirma.

O engenheiro explica que o calor gerado pela resistência do aparelho é transferido para a água do encanamento sem que a eletricidade vá para o líquido ou para o corpo humano, que têm menor condução à corrente.

“A carga irá sempre percorrer o caminho mais fácil a seguir. Portanto, se a instalação estiver em ordem, são baixas as chances de problemas com o dispositivo”, pontua.

“O processo de aterramento garante a segurança do usuário e deve ser realizado por um profissional capacitado e de confiança, para diminuir as chances de vazamento da corrente elétrica”, explica.

Ligar os aquecedores diretamente em tomadas, que não conseguem aguentar a alta potência de energia, é uma prática proibida pela Norma Técnica Brasileira (NBR) 5410, que determina as condições necessárias para instalações de baixa tensão.

E quando o disjuntor desarma sozinho?

O chuveiro “desliga sozinho” quando o disjuntor desarma automaticamente, interrompendo a distribuição da energia elétrica. É uma medida de segurança,  que ocorre quando é detectado um curto-circuito ou sobrecarga.

O disjuntor serve para proteger os circuitos elétricos, os equipamentos e os usuários ao desativar automaticamente a distribuição de energia. Diferente do fusível, que queima e precisa ser trocado por um novo, o disjuntor pode ser ligado novamente depois da “queda”.

Os disjuntores são mais modernos, práticos e seguros do que os fusíveis.

O disjuntor desarma para interromper a corrente elétrica e, assim, evitar um superaquecimento e até mesmo acidentes mais graves, como incêndios.

Dois sinais bem claros indicam que isso aconteceu: o som bastante característico de desarme do disjuntar, uma espécie de estalo, e a interrupção do funcionamento de lâmpadas e aparelhos elétricos.

Cuidados para evitar acidentes com chuveiros elétricos

O engenheiro indica que alguns cuidados domésticos podem evitar acidentes. Segundo ele, é recomendado utilizar tapetes de borracha ou chinelos no chuveiro para que não haja contato direto com o chão. As trocas de chaves de temperatura também só devem ser realizadas quando o aparelho estiver desligado e o tempo do banho quente também deve ser controlado.

A manutenção periódica também é necessária para o bom funcionamento. Os orifícios do aparelho devem ser limpos de forma recorrente para que a pressão da água não danifique fisicamente o chuveiro. Para esse processo, é importante que o morador da residência desligue o disjuntor ou a chave geral de energia.

O professor alerta que, uma vez queimada, a resistência jamais deve ser reaproveitada. “É importante que não sejam adotadas estratégias sem validação de um eletricista, como remendos e adaptações. Além de colocar as pessoas em risco, essas saídas podem provocar aumento da conta de luz”, finaliza.

Para evitar quaisquer tipos de problemas, recomendamos qualidade nos produtos. Confira opções de materiais elétricos em Campinas e suas vantagens.

Você pode gostar também

Mais em:Estilo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *