Santos

Santos está entre as 10 cidades mais competitivas do Brasil

Santos está entre as 10 cidades mais competitivas do Brasil. É o que aponta levantamento feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP), divulgado nesta quarta-feira (23/08), analisando dados de 410 municípios.

“Um município competitivo é aquele que entrega serviços públicos. É aquele que atende o cidadão da melhor forma possível, em que o cidadão tenha a melhor qualidade de vida possível”, explicar o diretor do CLP, Tadeu Barros, que coordenou o estudo.

A pesquisa avaliou 410 cidades brasileiras — a exata quantidade de municípios com população acima de 80 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizados em 2022.

A primeira colocada no ranking é Florianópolis, seguida por São Paulo, Barueri, Porto Alegre, São Caetano do Sul, Curitiba, Campinas, Vitória, Santana do Parnaíba e Santos.

Para o levantamento, o CLP utilizou 65 indicadores de áreas que são consideradas fundamentais para a competitividade municipal. São analisados, por exemplo, a taxa de matrícula no ensino básico, o tempo para abertura de empresa e a velocidade de desmatamento ilegal.

Os dados foram retirados de cerca de 35 bancos de dados públicos. Para não haver desigualdade nas análises, todos os índices escolhidos costumam ser apresentados ou contam com a obrigatoriedade de divulgação de pelas prefeituras.

Os indicadores são distribuídos em 13 pilares fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

Os dados da pesquisa foram revelados pela CNN Brasil.

Pilares competitividade

O prefeito de Santos, Rogério Santos, comemorou o resultado. “Santos é uma cidade que alia o desenvolvimento à qualidade de vida. Investimos na governança, com uma gestão responsável, transparente e focada em ações sustentáveis, que busca o desenvolvimento da Cidade como um todo, incentivando o empreendedorismo e sempre atenta às questões sociais”, destaca o prefeito Rogério Santos, que participou do evento de lançamento do ranking em Brasília.
O chefe do Executivo santista está na capital federal desde terça (22) e cumprirá agenda até quinta (24) em busca de captação de recursos, incluindo reuniões com representantes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) sobre o financiamento do programa Santos MAIS

Você pode gostar também

Mais em:Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *