Aquário de Santos por Paulo Mendes da Rocha
Santos

Paulo Mendes da Rocha fez dois projetos para Santos, Aquário e Museu de Arte

O arquiteto Paulo Mendes da Rocha, que faleceu neste domingo (23) aos 90 anos em decorrência de câncer, elaborou dois projetos para Santos, um para o Aquário de Santos e outro para abrigar o Museu de Arte Moderna de Santos (MAM), que seria construído no terreno atrás da Pinacoteca Benedicto Calixto. Infelizmente, nenhum deles foi construído.

Apesar de o arquiteto brasileiro mais popular ser Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha era reconhecido internacionalmente e ganhou os principais prêmios da arquitetura, entre eles o Pritzker, em 2006, considerado o Oscar da Arquitetura; o Leão de Ouro da Bienal de Veneza de 2016; e o Prêmio Imperial do Japão, um dos mais prestigiosos do mundo e que foi entregue pelo príncipe Hitachi.

Aquário de Santos de Paulo Mendes da Rocha

Aquário de Santos por Paulo Mendes da Rocha

O conceito básico do projeto seria construir o prédio do Aquário de Santos próximo ao mar, trocando de lugar com a pista da avenida da praia no sentido São Vicente-Ponta da Praia. “A diretriz básica do projeto é tirar o Aquário Municipal de Santos do confinamento em que está hoje – uma ilha entre as duas mãos de uma avenida à beira-mar –, desviando para trás a via que o separa da praia e permitindo, assim, que seu terreno se estenda em direção ao oceano”, explicou ele mesmo, ao apresentar o projeto.

Aquário de Santos por Paulo Mendes da Rocha

O prédio com o acervo marinho seria suspenso. “O pavilhão dos aquários propriamente ditos é projetado com uma estrutura em concreto armado e uma fachada de chapa metálica que não chega a encostar no solo. O que separa o exterior do interior do pavilhão, no nível do chão, é um espelho d’água, que atravessa os dois ambientes, comunicando-os e, ao mesmo tempo, isolando-os. É um pequeno “lago urbano” que permite que o ambiente não tenha muro nem grade”.

Não se tem registro se o projeto, elaborado em 1991 foi formalmente apresentado à Prefeitura de Santos, quando Telma de Souza era prefeita da cidade.

Neste vídeo, produzido pelo Instituto Itaú Cultural, ele fala sobre o projeto do Aquário de Santos.

Museu de Arte Moderna de Santos por Paulo Mendes da Rocha
Museu de Arte Moderna de Santos por Paulo Mendes da Rocha

Museu de Arte Moderna de Santos (MAM)

O Museu de Arte Moderna de Santos (MAM) seria construído no terreno atrás da Pinacoteca Benedito Calixto.

Foi elaborado por Paulo Mendes da Rocha em 2010, em conjunto com os arquitetos Martin Corullon e Gustavo Cedroni. Como conceito, o prédio ficaria “suspenso” no ar. O edifício em formato de cubo teria um vão livre à frente, para abrigar um café e área de convivência.

O projeto previa salas expositivas e áreas técnicas e um amplo salão térreo, em continuidade aos jardins do casarão antigo, para abrigar eventos e exposições temporárias.

O Museu de Arte Moderna de Santos (MAM) abrigaria uma área de 8.180 m², com cerca de 2800 m² de área construída.

No piso térreo, uma de exposições de 1.135 m², café, bilheteria, loja e guarda-volumes, auditório, biblioteca e salas de administração.

No segundo, sala de exposições com 1.200 m².

No terceiro andar, duas galerias e espaços destinados à reserva técnica e salas de arquivo. No subsolo, ,um estacionamento com 3 mil m².

Orçado em 37 milhões, a construção do museu seria viabilizada com recursos captados junto à iniciativa privada por meio de incentivos fiscais. No entanto, não foi adiante.

Você pode gostar também

Mais em:Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *