Prefeito de Santos, Rogério Santos
Política

Aprovação do prefeito de Santos ainda não reverte em intenções de voto para reeleição

A avaliação positiva que o eleitor santista faz da gestão do prefeito de Santos, Rogério Santos, ainda não reflete no índice de intenções de voto para a reeleição dele. É o que indica pesquisa feita pelo Instituto Paraná Pesquisa.

Embora 64,1% dos eleitores aprovem o governo de Rogério Santos, ele possui 24,4% das intenções de voto.

A pesquisa feita pelo Instituto Paraná Pesquisas, que entrevistou 622 eleitores, entre 8 e 11 de dezembro de 2023.

A margem de erro do levantamento é de quatro pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.

Desinteresse pela eleição

A pesquisa mostra que o desinteresse do eleitor santista pela eleição municipal de 2024. Do total de entrevistados, 73% responderam que não sabem em quem votar para prefeito de Santos no ano que vem, ou não responderam.

Pesquisa Paraná Pesquisa para prefeito de Santos - dezembro - espontânea

Nesta pesquisa espontânea (quando o entrevistado responde sem que lhe sejam apresentadas opções de resposta), o prefeito Rogério Santos (Republicanos) e a deputada federal Rosana Valle (PL) estão em primeiro lugar, numericamente empatados, cada um com 6,6%. Em seguida, aparece o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), com 5,6%. Também são lembradas as vereadoras Telma de Souza (PT), com 1,4%; e Débora Camila (PSOL), com 0,2%; além do desembargador aposentado Ivan Sartori (PSD), com 0,2%. Outros 5,8% disseram que não votarão em ninguém.

Pesquisa estimulada

Na pesquisa estimulada, a deputada Rosana Valle aparece com 35,7%, o prefeito Rogério Santos com 24,4%, a vereadora Telma de Souza com 20,9%, e a também vereadora Débora Camilo com 3,5%. Sartoni não pontuou.

Pesquisa Paraná Pesquisa para prefeito de Santos - dezembro - estimulada cenário com prefeito

Em um segundo cenário, onde em vez de Rogério Santos é apresentado o deputado Paulo Alexandre Barbosa como opção, Paulo Alexandre tem 40,2% das preferências, Rosana Valle possui 27,8%; Telma de Souza, 17,5%; e Débora Camilo, 2,6%.

Pesquisa Paraná Pesquisa para prefeito de Santos - dezembro - estimulada cenário com Paulo Alexandre Barbosa

Avaliação positiva

O governo do prefeito Rogério Santos é bem avaliado pelo eleitor santista: 64,1% aprovam a administração do prefeito Rogério Santos e 31,2% desaprovam.

Do total de entrevistados, 9,3% consideram a gestão ótima; 38,4% classificam como boa; 32,3%, como regular; 6,6% como ruim e 11,4% consideram péssima.

Pesquisa Paraná Pesquisa para prefeito de Santos - dezembro - aprovação do prefeito

Governador bem avaliado

O Instituto Paraná Pesquisas também mediu a percepção que o eleitor santista tem da gestão do governador Tarcísio Gomes de Freitas. A sua aprovação caiu, em relação ao levantamento feito em julho (quando teve 70,9%). Agora em dezembro, 61,9% aprovam sua gestão e 32,3% desaprovam.

Pesquisa Paraná Pesquisa para prefeito de Santos - dezembro - aprovação do governador

Opiniões divididas quanto a Lula

A avaliação do presidente Lula mantém a polarização verificada no Brasil: 48,6% dos santistas ouvidos aprovam o governo dele, enquanto 48,1% desaprovam —praticamente um empate numérico.

Pesquisa Paraná Pesquisa para prefeito de Santos - dezembro - aprovação do presidente

LEIA TAMBÉM:
Pesquisa indica liderança de Paulinho na disputa para prefeito de Mongaguá

Você pode gostar também

Mais em:Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *