Como escolher uma panela de pressão
Estilo

Como escolher uma panela de pressão

Para escolher uma panela de pressão é preciso levar em conta o tamanho, de acordo com a necessidade, e a qualidade do material —ela deve ter o selo do Inmetro, comprovando que cumpre os requisitos de segurança.

“É importante que o consumidor observe a presença do Selo da Conformidade do Inmetro mas também dê atenção à utilização das panelas de pressão, pois quando há falta de conservação; manutenção inadequada; deformação da panela ou o uso de componentes não originais, a panela tem suas características originais modificadas, não garantindo mais a mesma segurança conforme atestado na certificação”, informa a diretora de fiscalização da conformidade de produtos do Ipem-SP, Doralice Angela da Silva.    

Qual tamanho da panela de pressão escolher?

Os ingredientes a serem cozidos na panela de pressão devem ocupar no máximo 2/3 da panela, para que ela consiga produzir pressão o suficiente para o cozimento.

Para quem mora sozinho ou para uma família com duas pessoas, as ideias são as panelas de pressão que têm capacidade entre 2,5 e 3 litros. Para famílias com quatro pessoas, as mais recomendadas são as de 4,5 a 5 litros.

Tipos de panela de pressão

Panela de pressão de alumínio- É o modelo mais tradicional e, portanto, mais barato do mercado. Por liberar resíduos de metal nos alimentos, o ideal mesmo é evitá-la. Uma opção também em conta, mas mais saudável, é a panela de pressão de inox.

Panela de pressão com visor- Bem semelhante ao modelo tradicional mencionado anteriores, mas com o diferencial de ter um visor na tampa, feito com vidro temperado, que permite que você visualize o preparo do alimento e identifique o ponto ideal do seu cozimento.

Panela de pressão de aço inox- Uma alternativa à panela de pressão feita de alumínio, possui a mesma funcionalidade e design, com a diferença de que o aço inox não oxida e, portanto, é mais saudável.

Panela de pressão antiaderente- O principal diferencial é evitar que o alimento grude no fundo da peça, facilitando ainda mais o cozimento dos ingredientes —e também a limpeza posteriormente.

Panela de pressão elétrica- Mais resistente e segura que panelas tradicionais, pois possuei a função timer, que permite que o cozinheiro escolha o tempo de preparo dos alimentos, para que estes não cozinhem no tempo necessário.

Dicas de uso da panela de pressão 

 – Utilize apenas a capacidade recomendada pelo fabricante;  

 – Não esfrie debaixo d’água a panela com pressão. É perigoso!   

 – Jamais acelere a saída da pressão levantando a válvula com a mão, o que pode causar queimaduras;   

 – Nunca abra a panela sem que toda pressão tenha sido expelida;

 – Se durante o cozimento, notar que a panela parou de “chiar”, a válvula controladora de pressão parou de funcionar, então desligue imediatamente o fogo.

– Limpe sempre as borrachas e válvulas

– Não mexa na panela enquanto ela cozinha

Dicas de conservação da panela de pressão

 – Substitua o anel de vedação de acordo com o tempo recomendado pelo fabricante ou quando estiver ressecado ou danificado;

 – Mantenha limpa a válvula controladora de pressão e troque no período recomendado pelo fabricante;

 – Utilize componentes de reposição originais, não substituindo por componentes com características diferentes ou de outros fornecedores sem procedência;

 – Não utilizar panelas quando há amassados ou danos no corpo ou na tampa.    

Inmetro testa segurança das panelas de pressão   

 Desde março de 2010, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) passou a exigir a certificação da qualidade por parte dos fabricantes e importadores das panelas de pressão e a presença do Selo de Identificação dessa Conformidade comprova que o produto foi projetado, fabricado e testado de acordo com requisitos técnicos que garantem a segurança do usuário.  

 Para a certificação é constatado que as panelas foram fabricadas com materiais adequados e foram aprovadas nos diversos ensaios como a resistência à pressão e o funcionamento adequado das válvulas.   

Como funciona uma panela de pressão?

Como escolher uma panela de pressão

A panela de pressão acelera o processo de cozimento dos alimentos. Com o aquecimento, ocorre dentro dela o aumento da pressão do ar em relação à pressão exterior. Esse aumento ocorre porque a água está sendo aquecida no interior da panela evapora. Como a panela é fechada, o vapor de água não tem para onde sair e começa a chocar-se com mais intensidade contra as paredes da panela, aumentando a pressão. Com uma alta pressão, o líquido demora mais para entrar em ebulição e cozinha mais rapidamente os alimentos.

Qual tamanho de panela de pressão escolher?

Os ingredientes a serem cozidos na panela de pressão devem ocupar no máximo 2/3 da panela, para que ela consiga produzir pressão o suficiente para o cozimento.

Para quem mora sozinho ou para uma família com duas pessoas, as ideias são as panelas de pressão que têm capacidade entre 2,5 e 3 litros. Para famílias com quatro pessoas, as mais recomendadas são as de 4,5 a 5 litros.

LEIA TAMBÉM:

Cruzada pela saúde- Rita Lobo destacata a importância da alimentação saudável

Você pode gostar também

Mais em:Estilo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *