Museu de Arte Sacra de Santos
Museu de Arte Sacra de Santos
Santos

Museu de Arte Sacra guarda relíquias sacras

Mais de 600 peças sacras e religiosas, de cunho erudito e popular do século XVI ao XX, estão reunidas no Museu de Arte Sacra de Santos, onde no passado funcionou o chamado complexo arquitetônico beneditino, composto pela Igreja de Nossa Senhora do Desterro e o antigo Mosteiro de São Bento.

Inaugurado em 11 de julho de 1981, por iniciativa do então bispo diocesano Dom David Picão, o acervo do Museu de Arte Sacra de Santos reúne mais de entre esculturas, pinturas, objetos litúrgicos e indumentárias.

Nossa-Senhora-da-Conceição
Nossa Senhora da Conceição

Destaque para a imagem de Santa Catarina de Alexandria (uma das mais antigas peças de arte sacra do Brasil), feita por volta de 1540. A estátua pertenceu à primeira capela construída na Vila de Santos.

Outra estátua notável é a imagem de Nossa Senhora da Conceição, datada de 1560, feita por João Gonçalo Fernandes. É a peça sacra mais antiga do Brasil com autor conhecido.

Salão principal
O Salão Principal conta com esculturas de madeira e barro cozido, feitas entre os séculos XVI ao XVIII. Entre as obras, destaca-se também No acervo, há obras de Benedito Calixto, Gentil Garcez, José Patrício da Silva Manso, Marino Del Favero, Guiomar Fagundes, dentre outros artistas de renome.

“Santa Ceia”, de Gentil Garcez

A coleção das imagens conhecidas como ‘paulistinhas’ fazem referência à arte popular religiosa e foram amplamente utilizadas nos oratórios domiciliares e pelos bandeirantes, que em suas jornadas carregavam pequenas esculturas como amuleto.

Mosteiro São Bento

Mosteiro
O mosteiro, que durante séculos serviu de residência aos monges beneditinos, possui três pavimentos e é composto por igreja, sacristia, claustro, celas (quartos), salas e salões, entre outros ambientes. O prédio também abrigou vítimas das epidemias que assolavam a cidade de Santos, especialmente em 1874, e funcionou como internato, entre 1958 a 1968, para jovens refugiados russos.

Igreja Nossa Senhora do Desterro.

Igreja de Nossa Senhora do Desterro
Já a Igreja de Nossa Senhora do Desterro, construída em 1630, apresenta o retábulo-mor, do século XVIII, caracterizado pelo seu estilo barroco, o qual retrata a riqueza de ornamentos decorativos, fazendo referência à devoção Mariana, como motivos florais (rosas, girassóis, margaridas), coroamento e conchas, além de símbolos cristãos, como os anjos, pelicano, folhas de acanto.

MAIS TURISMO RELIGIOSO EM:

No Valongo, uma das igrejas mais antigas do Brasil

Construções centenárias compõem Conjunto do Carmo

Nossa Senhora do Rosário guarda tesouros desconhecidos

Catedral é o principal templo católico de Santos

De frente para o mar, Santo Antônio do Embaré

Do alto do Monte Serrat, padroeira protege a cidade de Santos

Você pode gostar também

Mais em:Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *