Sociedade

Movimento negro quer impeachment de Bolsonaro

A Coalizão Negra Por Direitos, articulação que reúne 150 organizações e coletivos do movimento negro brasileiro, realizou neste dia 20 um aditamento ao pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro que já havia protocolado na Câmara dos Deputados em agosto de 2020.

A Coalizão aponta a ausência de um efetivo plano nacional de vacinação contra a COVID-19 e a negligência criminosa no suprimento de insumos básicos para a contenção da pandemia que resultou nas crises de falta de oxigênio no Amazonas e Pará.

Há cinco meses, a Coalizão Negra e pessoas aliadas apresentaram ao Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o pedido de impeachment de Bolsonaro pelos crimes de responsabilidade por ele cometidos durante o exercício do seu mandato, crimes que colocam em risco a vida de milhares de brasileiros, especialmente, os segmentos mais vulneráveis socialmente e mais fragilizados em sua cidadania, como a população negra e periférica.
Para além dos crimes de responsabilidade que colocam em xeque direitos sociais, o pedido também destaca os crimes relacionados aos constantes ataques do presidente Jair Bolsonaro ao regime democrático e às instituições democráticas.
 
Em uma adesão aberta ao impeachment, a Coalizão Negra mobilizou a sociedade e recebeu assinaturas a favor do impeachment de 600 entidades de todo o país, além da adesão de artistas, intelectuais, ativistas e profissionais de diversos setores da sociedade brasileira. No entanto, mesmo com o cenário de mais de 100 mil mortos pela Covid-19 no Brasil naquele período, Rodrigo Maia engavetou a ação. Hoje, com mais de 210 mil vidas perdidas pelo novo coronavírus no país, é urgente exigir a saída do único chefe de estado do planeta que negligencia a pandemia.
 
Quantas vidas a mais vamos deixar serem interrompidas, quantas famílias a mais precisarão ser destruídas até que a Câmara dos Deputados reconheça os crimes de Bolsonaro que estão dizimando diariamente brasileiras e brasileiros? A Coalizão convida a todas e todos para aderir à carta que cobra da Câmara dos Deputados, em especial de seu Presidente, a abertura do pedido de impeachment.
 
Leia a carta aberta da Coalizão Negra e assine a carta aos deputados e deputadas pelo impeachment: coalizaonegrapordireitos.org.br/pressione-pelo-impeachment

LEIA TAMBÉM:

Mais armas, mais corpos

Copenhagen 2021 celebra a diversidade em agosto

Você pode gostar também

Mais em:Sociedade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *