Medo do dentista: como superar
Medo do dentista: como superar
Comportamento

Medo do dentista: como superar e evitar que problema na boca fique irreversível

O medo do dentista pode fazer que um problema na boca fique irreversível, pois o paciente fica evitando o tratamento com medo de sentir dor.

Existem muitos gatilhos que potencializam o medo do dentista e só a lembrança deles faz com que a pessoa adie sua consulta para resolver um problema de saúde bucal ou mesmo fazer um exame preventivo

O som do motorzinho, o cheiro peculiar do consultório ou mesmo a imagem da agulha ou a simples ideia de ter que tomar anestesia causam medo em muita gente. E esse medo do dentista tem nome: odontofobia. Segundo pesquisa mais de 60% da população mundial tem fobia por consultório dentário.

Especialista em Implantodontia, a cirurgiã dentista Cindy Dodo oferece dicas para quem quer superar o medo do dentista.

Conversar é fundamental para não ter medo do dentista

Conversar é a chave, e não apenas sobre o clima. A Dra. Cindy destaca a importância de uma comunicação aberta com o dentista. Quando você compartilha seus medos, o profissional pode adaptar o tratamento às suas necessidades, proporcionando mais conforto e deixando você confiante. Nada de segredos aqui!

Peça explicações detalhadas do procedimento

Não precisa ser um especialista em odontologia para enfrentar o medo. Peça explicações detalhadas sobre os procedimentos. Quanto mais você sabe, menos ameaçador tudo parece. Afinal, quem tem informação, tem o controle da situação.

Se tiver alguma dúvida, certifique-se se o profissional está com sua situação regularizada junto à Associação Brasileira de Odontologia.

Psicológico ajuda a não ter medo do dentista

Se o medo está lhe segurando com força, não hesite em procurar apoio psicológico. Psicólogos e terapeutas estão aí para isso mesmo. Eles têm técnicas especializadas para manter sua ansiedade e medo sob controle. Não é vergonha nenhuma pedir uma ajudinha extra!

Consultório deve ser ambiente acolhedor

Na hora de escolher a clínica, não é só sobre dentistas competentes. Ambiente acolhedor faz toda a diferença. Alguns profissionais investem em cores vibrantes, músicas relaxantes e até óculos de realidade virtual para distrair você durante o tratamento. Nada como um pouco de tecnologia para suavizar a experiência, não é?

Saúde deve prevalecer sobre o medo do dentista

Por fim, a dentista lembra da importância de cuidar dos dentes. Pode até parecer clichê, mas ter dentes saudáveis não é só sobre um sorriso bonito. É sobre comer com tranquilidade, evitar situações constrangedoras ao sorrir e garantir o bom funcionamento do organismo. Um lembrete valioso para aqueles que estão pensando em pular a próxima consulta!

LEIA TAMBÉM:

Saber como dizer não é fundamental para preservar saúde emocional

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *