Filósofa Djamila Ribeiro
Perfil

Filósofa Djamila Ribeiro mostra samba no pé em desfile de escola de samba

A filósofa Djamila Ribeiro demonstrou muita emoção e samba no pé no desfile da escola de samba União Imperial, de Santos, na madrugada deste sábado (3).

Ela foi uma das personalidades negras homenageadas no desfile deste ano, cujo enredo, “Azeviche, ascensão da áurea cor”, busca reafirar a importância da negritude em momentos históricos da cidade de Santos.

Azeviche é uma pedra preciosa negra, muito usada como amuleto, principalmente entre seguidores de religiões de matrizes africanas.

“Fiquei muito emocionada, pois nada como ser homenageada na sua cidade”, disse a filósofa, que nasceu em Santos, filha de um estivador e uma empregada doméstica.

Hoje, é uma das filósofas mais respeitadas do mundo na abordagem do racismo. É autora  do livro “O que é lugar de fala”, que já foi traduzido em diversos 10 idiomas, e “Quem tem medo do feminismo negro?”.

“Este samba é uma verdadeira aula de história, a escola veio belíssima, honrando figuras históricas não só dá cidade de Santos mas do Brasil”, disse Djamila, instantes após percorrer a Passarela do Samba Drauzio da Cruz.

Djamila considera fundamental a temática ser abordada por uma escola de samba. “O samba tem este histórico de resistência de contar essa história muito antes de ela ser contada nas escolas”.

Afilhada da Mangueira

A União Imperial é uma escola de samba de Santos afilhada da carioca Mangueira – também tem as cores verde e rosa e uma águia como símbolos.

A madrinha da bateria é Scheila Carvalho, ex-integrante do É O Tchan, que desfila pela escola há mais de 10 anos.

Os desfiles das escolas de samba de Santos são realizados uma semana antes do Carnaval, para atrair sambistas e personalidades de São Paulo e Rio, além de permitir que carnavalescos santistas possam desfilar nos dois principais desfiles do país.

LEIA TAMBÉM:

PERFIL
Quem é Baco Exu do Blues, baiano que revolucionou o rap brasileiro

Você pode gostar também

Mais em:Perfil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *