Santo Antônio do Embaré
Santos

De frente para o mar, Santo Antônio do Embaré

A imponente igreja, que chama a atenção por seu estilo neogótico e estar situada bem em frente à praia, foi inaugurada em 1945, no terreno onde, em 1875, o português Antônio Ferreira da Silva Jr., o Visconde do Embaré, construiu uma pequena capela.

Após sua morte, a capela ficou abandonada por cerca de 20 anos, quando foi reconstruída e inaugurada em 1911. Em 1915, foi ampliada, transformando-se em igreja.

Santo Antônio do Embaré

Em 1922, Foi entregue a frades franciscanos capuchinhos, que iniciaram a nova edificação em 1930, quando foi lançada a pedra fundamental que daria origem à atual basílica, sendo finalmente inaugurada em 1945 e elevada à categoria de basílica pelo Papa Pio XII em 1952.

Santo Antônio do Embaré

Projetada pelo arquiteto alemão Maximilian Emil Hehl (que também projetou a Catedral da Sé, em São Paulo), a Igreja do Embaré também se destaca por seu pé direito alto, que tem 18 metros de vão, cobertos por afrescos ṕroduzidos pelo pintor Pedro Gentili, em 1946 (e restaurados em 2001).

Outra particularidade da Basílica Menor do Embaré (este é seu nome oficial) é o órgão com 3800 tubos. Ladeando o instrumento musical, há dois anjos esculpidos em madeira.


Conheça a Basílica de Santo Antônio do Embaré

Na parte de cima da basílica, há quatro anjos desenhados, cada um com uma inscrição na auréola: Pobreza, Pureza, Obediência e Oração.

Sobre a entrada principal da Igreja do Embaré há uma composição clássica mostra Santo Antônio recebendo o Menino Jesus das mãos da Virgem. Curiosamente, a imagem de São Pedro – que deveria estar à direita de quem sai, por ser ele o apóstolo à direita de Cristo – localiza-se à esquerda, enquanto São Paulo fica à direita.

Na praça em frente a Basílica, já na avenida da orla, há uma fonte de água, tendo no centro uma estátua de Santo Antônio com aproximadamente dois metros de altura.

MAIS TURISMO RELIGIOSO EM:

No Valongo, uma das igrejas mais antigas do Brasil

Construções centenárias compõem Conjunto do Carmo

Nossa Senhora do Rosário guarda tesouros desconhecidos

Catedral é o principal templo católico de Santos

Museu de Arte Sacra guarda relíquias sacras

Do alto do Monte Serrat, padroeira protege a cidade de Santos

Você pode gostar também

Mais em:Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *