Santos

Construções centenárias compõem Conjunto do Carmo

Formado por duas igrejas unidas por um campanário (torre com sino), o Conjunto do Carmo é um exemplar do estilo barroco brasileiro.
No pináculo da torre, está a figura de um galo de ferro, que representa a fraqueza humana citada na Bíblia, quando Pedro nega Jesus três vezes. As igrejas estão separadas por um corredor que dá acesso à Rua Itororó nº 2.

Ordem Terceira do Carmo

Igreja do Carmo
Apesar de aparentemente não impressionar por fora, a Igreja do Carmo impressiona em seu interior, seja pelo seu estado de conservação ou pela beleza das peças em seu interior. Prova disso são as telas do frei Jesuíno do Monte Carmelo (1764-1819) e uma pia de água benta, de 1710.
A igreja foi inaugurada em 1780, após oito anos de obras.

Convento do Carmo

O convento
A Igreja dos Freis Carmelitas, do Convento do Carmo, data de 1589 – é a da direita do conjunto. Patrimônio tombado pelo Estado em 1981 e pelo Município em 1990, tem altares dourados, em madeira, adornados por imagens devocionais do século XVIII. No presbitério, possui cadeirais em jacarandá utilizadas para a celebração do ofício dos frades. Também em destaque, telas de Benedito Calixto e tocheiros de grande beleza.
Missas de segunda a sexta às 7h30, 12h30 e 18h; sábado 7h30 às 17h; domingo às 8h, 11h (no segundo domingo do mês, com canto gregoriano) e 18h.

Panteão dos Andradas

Panteão dos Andradas
No espaço da antiga portaria do convento está o Panteão dos Andradas, que em 1924 recebeu os restos mortais do Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva, antes enterrados no pátio da igreja.
Endereço: Praça Barão do Rio Branco nº 16, Centro Histórico.



MAIS TURISMO RELIGIOSO EM:

No Valongo, uma das igrejas mais antigas do Brasil

Nossa Senhora do Rosário guarda tesouros desconhecidos

Catedral é o principal templo católico de Santos

De frente para o mar, Santo Antônio do Embaré

Museu de Arte Sacra guarda relíquias sacras

Do alto do Monte Serrat, padroeira protege a cidade de Santos



Você pode gostar também

Mais em:Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *