Carnabonde 2023
SantosSem categoria

Carnabonde volta a animar foliões no Centro de Santos

O já tradicional Carnabonde volta a percorrer as ruas do Centro Histórico de Santos neste sábado (18), a partir das 12h, após três anos de interrupção —por causa da pandemia.

Este ano, a 21ª edição do evento prestará uma homenagem ao Clube Sírio Libânes, buscando resgatar a história do carnaval santista.

Decorado pelo artista plástico André Leahun, o bonde percorrerá as ruas do Centro Histórico, acompanhado por um carro do som com a banda Oscar Guzzella. O trajeto seguirá o mesmo percurso da Linha do Bonde, saindo da Praça Mauá, seguindo pela Rua General Câmara, Rua do Comércio, Largo Marquês de Monte Alegre, retornando ao ponto de partida pela Rua Tuiuti, Praça Barão do Rio Branco e Rua Cidade de Toledo.

Por décadas, o Sírio realizou bailes e matinês super animados, inclusive com concurso de fantasias, uma atração das mais concorridas.

O ponto alto da festa acontece na Praça Mauá, onde os foliões serão animados pela banda Zago Art Show, no palco, tocando as tradicionais marchinhas de Carnaval.

O Carnabonde deste ano trará uma grande novidade: no final da tarde subirá ao palco da Praça Mauá o bloco ‘Sargento Pimenta’, que faz sucesso no carnaval carioca e que traz no repertório versões de canções dos Beatles.

Folia continua domingo

A programação do Carnaval no Centro de Santos prossegue no domingo (19), com a realização da Carnacentro: clique aqui e confira todos os detalhes da programação do Carnacentro.

Acesso

A Praça Mauá terá o palco principal da festa e será a concentração tanto do Carnabonde quanto das bandas do Carnacentro. Também é por onde se dará o acesso ao cortejo. A chegada ao local será feita exclusivamente em dois pontos: Rua General Câmara com a Rua Itororó e Rua General Câmara com a Rua D. Pedro II. Em ambos terá revista, inclusive com detector de metais. Vale lembrar que não haverá acesso ao percurso em outros pontos do Centro Histórico.   

Segurança

Para garantir a segurança, o CarnaCentro contará com efetivo de 50 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM),  viaturas e motos por todo o perímetro do trajeto e mais 13 câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura que ajudarão a monitorar o público, auxiliando nas ações da GCM e da Polícia Militar, que também estará presente com 150 agentes e drone.

Restrições

Para acessar a área da festa, é importante estar atento às restrições. Não será permitida a entrada com: qualquer tipo de recipiente de vidro, coolers, isopores e caixas térmicas, guarda-chuva grande com ponta, qualquer tipo de lata, presilhas de cabelo de metal, substâncias tóxicas, fogos de artifícios ou artefatos, papel em rolo e de qualquer espécie, jornais e revistas, espuma de lata, balões em geral, materiais ou objetos que possam causar ferimentos, armas de fogo ou brancas de qualquer tipo ou espécie e capacete.

Seguindo recomendações da Polícia Militar, outras medidas serão tomadas para garantir a segurança dos foliões. Entre elas, solicita-se que os responsáveis identifiquem as crianças com crachá ou pulseira, onde constem nome do menor, nome dos pais e telefone de contato.

Fora da área restrita

As medidas valem apenas para a área restrita do Carnabonde e Carnacentro, de acordo com as orientações da PM. O público poderá consumir – fora da área restrita – todos os produtos comercializados nos estabelecimentos em funcionamento nos dias dos eventos.

A venda dos produtos não será proibida. Em reunião entre a Prefeitura e a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santos) foi solicitado que os estabelecimentos da Praça Mauá, nos dias dos eventos, cedam copos plásticos aos clientes que desejarem consumir bebidas fora dos comércios, seguindo o protocolo de segurança da PM para eventos com grande aglomeração de público.

Infraestrutura e limpeza

O Carnaval no Centro Histórico de Santos contará com 35 banheiros químicos para atender o público. Por todo o trajeto das bandas, serão disponibilizadas ainda 10 lixeiras e 4 contentores de 1 mil litros.

Logo após acabar a festa, será iniciado o trabalho de limpeza que contará com duas equipes com 24 ajudantes, dois fiscais, caminhão coletor e caminhão-pipa para deixar o Centro limpo após a folia.

Sempre é bom ressaltar que apesar de contar com uma equipe reforçada para limpeza do evento, é importante que o folião ajude a manter o ambiente limpo, com o descarte responsável do lixo nos locais indicados.

Atendimento de saúde

Com o intuito prestar um atendimento rápido no caso de ocorrências médicas, a Secretaria de Saúde através do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) disponibilizará duas ambulâncias, além de duas motolâncias (que facilitam o atendimento em meio a multidões). Serão sete profissionais por dia de evento, além de toda equipe de prontidão para qualquer necessidade.

Você pode gostar também

Mais em:Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *