Desenvolvimento

Webinar internacional debate competências para a indústria 4.0

Que habilidades e competências a chamada Indústria 4.0 vai exigir dos profissionais num futuro cada vez mais exigente? Estas e outras questões palpitantes vão ser discutidas numa série de seis webinars promovida pela Unesp e a Universidade de Birmingham, que acontecem até o fim deste ano. O primeiro encontro virtual acontece na sexta-feira (31).

A indústria 4.0 pode ser definida como a aplicação de processos de automação, tecnologia da informação e outras inovações tecnológicas relacionadas a esses campos à manufatura e indústria.

Indústria 4.0

“A compreensão desse fenômeno sócio-técnico contribui para estabelecer relações de causa e efeito social potencial, orientar boas práticas sustentáveis, apoiar políticas públicas equilibradas em relação a forças sociais desiguais, repensar os currículos profissionais que serão direta e indiretamente afetados pela indústria 4.0, estabelecer parcerias entre universidade e empresa e prover informações para desenvolvimento de sociedades plurais”, destaca um dos idealizadores do evento, o professor Jorge Muniz, do câmpus de Guaratinguetá da Unesp.

Competências e habilidades

Ele proferirá a palestra de abertura, intitulada “Competencies and Skills for Industry 4.0 Preparedness”. O docente, que também coordena o Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da Unesp, explica que o evento irá falar de tecnologias e estratégias para implementação da indústria 4.0, mas também do seu impacto nos sistemas sociais, por exemplo no desenvolvimento regional e nas habilidades necessárias para o profissional que vão atuar no setor. “Podemos entender como o lado humano dos impactos da índustria 4.0”, afirma Muniz.

Além do professor Jorge Muniz, o webinar terá a participação de Marco Túlio Ribeiro., diretor regional de Inovação e Transformação Digital na Maxion, que irá falar das estratégias industriais da empresa em relação à indústria 4.0 e as experiências de sua aplicação em uma empresa líder mundial na fabricação de rodas automotivas.

Parceria internacional

A Universidade de Birmingham é uma das principais instituições de ensino superior e pesquisa do Reino Unido e uma parceira estratégica da Unesp no âmbito da sua política de internacionalização. Neste sentido, as colaborações do professor Muniz com colegas do Reino Unido remontam ao ano de 2017, quando ele foi selecionado como Brazilian Visiting Fellow (professor visitante) para atuar com o colega Daniel Wintersberger, professor da Birmingham Business School, com bolsa da instituição britânica.

A dupla trabalhou junta também no projeto de pesquisa intitulado “Creating Favourable Context to Worker Knowledge Sharing: Assessing factors in Brazil and China automotive factories”, financiado pela Fapesp, e que colaborou para estimular a criação desta série de webinars. O grupo contou com pesquisadores da Business School (UoB), Unesp (câmpus de Araraquara, Bauru, Guaratinguetá, Itapeva, Jaboticabal, Marília), Universidade de Macau (China) e Universidade do Tennessee (EUA).

Para se inscrever no evento, clique no link: https://www.birmingham.ac.uk/schools/business/events/2020/07/reg-competencies-and-skills-for-industry-webinar.aspx.

Procurando por especialistas competentes na área? Um laudo elétrico também podem auxiliar, confira!

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 %