Desenvolvimento

Trabalhar com marketing digital é seguro?

Será que com todo esse crescimento que a área vem obtendo nesses últimos tempos, será que trabalhar com marketing digital é seguro? Possui muitos riscos?

Isso você pode parar para pensar, principalmente porque a internet hoje se tornou uma verdadeira fonte de renda para muitas pessoas, que realmente usam o meio como uma fonte de renda secundária, ou até mesmo principal.

No entanto, mesmo com todo esse crescimento, muitos acreditam ainda ser uma terra sem lei, onde existem muitos riscos.

Primeiramente, vamos ser sincero, nenhum trabalho acaba sendo 100% seguro. E, diante de todo esse crescimento, a internet está cada vez mais segura, existindo dicas e ferramentas que podem tornar todo esse trabalho mais seguro.

Portanto, sim, trabalhar com marketing digital é seguro, e nós vamos te mostrar mais a fundo como isso se torna uma realidade.

Como trabalhar com marketing se torna seguro?

Por ser uma área focada principalmente no trabalho autônomo, podemos dizer que ter segurança no marketing digital é seguir basicamente os protocolos para esse tipo de trabalho.

E, quais protocolos são esses?

Basicamente, hoje você pode, por exemplo, trabalhar com marketing digital diretamente através de plataformas que existem na web.

Por exemplo, hoje você tem plataformas como a Workana, onde você pode oferecer o seu serviço nas diversas áreas do marketing digital, como mídias, redação, serviços em sites, SEO e dentre outros.

E, lá você consegue ter toda a segurança, uma vez que todos os pagamentos são liberados após a conclusão dos projetos, e nenhum trabalho é iniciado sem o cliente depositar.

Ou seja, a plataforma só vai permitir o trabalho, após todo o pagamento e dentre outras coisas serem realizadas corretamente.

No entanto, é claro, para aqueles que já estão em um patamar avançado, essas plataformas pouco vale a pena, considerando que nesses locais, existem taxas e diversas burocracias que podem se tornar um pouco desconfortáveis.

Aí, é o que muitos optam, é trabalhar por conta própria, construindo um site, elaborando contato via WhatsApp, montando seu próprio escritório e dentre outros.

Até porque, por exemplo, como você vai investir em serviços de marketing digital na área de energia solar por essas plataformas? Você precisa segmentar o público certo, e isso infelizmente não é possível nesses locais.

Como trabalhar com marketing digital é seguro fora das plataformas?

Sim, sair das plataformas aumenta um pouco mais o seu risco, mas para muitas pessoas, esse momento é necessário, principalmente, quem almeja mais alcance e sucesso.

E, trabalhar fora dessas plataformas pode ser seguro, desde que você tome os cuidados adequados.

Até porque, fora das plataformas, você não estará amparado por nenhuma empresa, onde qualquer deslize, pode afetar sua segurança.

Ou seja, sim, trabalhar com marketing digital é seguro, mesmo fora das plataformas, desde que você trabalhe com segurança.

Para você entender que pontos de segurança são esses que estamos falando, a seguir vamos te mostrar algumas dicas bem importantes durante esse processo:

Não inicie projetos sem receber algum pagamento

Sim, infelizmente um dos maiores pontos que torna o marketing digital e diversos outros serviços da internet uma incógnita, são os pagamentos.

Isso porque, devido não ter uma segurança de pagamento das plataformas, o que prevalece nesse mercado é principalmente a boa-fé de quem está do outro lado.

E, infelizmente, um dos “calotes” mais comuns nesse meio, é o não pagamento do projeto ao finalizar.

Ou seja, sim, você faz todo o projeto, e no final infelizmente acaba recebendo o valor com atraso ou nem recebendo.

Dessa forma, por isso que diversos especialistas afirmam que o ideal sempre é iniciar o projeto a partir de um sinal ou porcentagem de pagamento prévio.

Geralmente, é muito comum que as pessoas utilizem o sistema 50%/50%.

Logo, o cliente faz o pagamento de 50% do valor referente ao projeto antes de iniciar, e os outros 50% após a finalização completa do projeto.

Por fim, isso consegue trazer um pouco de segurança, caso haja problemas no final do pagamento, uma vez que metade do valor já foi pago.

Portanto, caso uma pessoa venha a agir de má-fé, isso consegue evitar um prejuízo muito alto.

Converse bem com o seu cliente

Sim, por incrível que pareça, uma pequena conversa com um cliente pode ser essencial para identificar um possível golpe.

Nesse sentido, procure sempre conversar com o cliente, ver suas intenções, construir um laço de confiança.

Isso pode ajudar bastante no seu projeto, e mostrar que trabalhar com marketing digital é seguro.

Lembrando que isso serve para qualquer nicho, desde para quem deseja trabalhar com marketing médico ou apenas vender um serviço.

Instale um bom antivírus no seu computador

Antes de abrir qualquer arquivo enviado por terceiros, certifique-se de fazer uma varredura completa no antivírus.

E, para isso, é essencial que você tenha um bom antivírus instalado na sua máquina, para evitar possíveis invasões ou infestações.

Por fim, mesmo que o cliente demonstre segurança, nunca dê sorte para o azar, realizando sempre esse processo.

Isso serve principalmente para imobiliárias, que precisam constantemente abrir arquivos, projetos e dentre outras coisas.

Considerações finais

Viu como trabalhar com marketing digital é seguro? Claro, muitos pontos vão depender de você, mas hoje, vale bastante a pena ganhar dinheiro com esse mercado.

Qual outra dica de segurança você daria para trabalhar neste nicho?

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *