Comportamento

Testemunhas de Jeová usam Bíblia para recuperar viciados em álcool e outras drogas.

O vício em substâncias químicas geralmente está associado a questões mais profundas, como solidão, estresse, ansiedade e depressão. Por esse motivo, além dos tratamentos médicos, muitos têm utilizado outra ajuda valiosa: a Bíblia. 

As Testemunhas de Joevá recorrem a textos bíblicos para ajudar na contra contra o vício. Entre eles:

  • 1 Coríntios 15:33: “Não se deixem enganar. Más companhias estragam bons hábitos.”
  • 2 Coríntios 7:1: “Purifiquemo-nos de toda imundície da carne e do espírito.”
  • Filipenses 4:13: “Para todas as coisas tenho forças graças àquele que me dá poder.”

Outra ajuda contra a dependência química é não se isolar e buscar boas companhias. Segundo Anderson Brazão, porta-voz das Testemunhas de Jeová em Santos, há locais na cidade onde são realizadas reuniões semanais, abertas ao público, que oferecem consolo e encorajamento da Palavra de Deus. A entrada é gratuita e não precisa fazer reserva. Informações sobre quando e onde as reuniões são realizadas estão disponíveis no site oficial das Testemunhas de Jeová, o jw.org.

Brazão cita o caso de José, um advogado que começou a beber e a fumar aos 13 anos de idade. Após passar por vários tratamentos e ter muitas recaídas, aos 40 anos, começou a estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová. Hoje, ele se orgulha em dizer que está sóbrio há mais de 20 anos e destaca uma importante ajuda: “A Palavra de Deus me ajudou a enxergar pela primeira vez a necessidade de renovar minha mente e aumentou minha vontade de ser feliz! Sou muito grato a Jeová Deus por ter me dado a força necessária para vencer meu vício.”

Na seção “Hábitos e vícios” do site jw.org, é possível ler vários relatos, como o de José. Histórias reais, de pessoas que conseguiram superar a dependência química, servem de incentivo a quem também precisa de ajuda para largar o álcool ou as drogas. O vídeo “Pare e pense: devo beber?” apresenta dicas práticas para adolescentes sobre os perigos de consumir e abusar de bebidas alcoólicas.

Danos fisiológicos do álcool e das drogas

O álcool e as drogas atuam diretamente no sistema nervoso central. Por exemplo, beber demais por tempo prolongado destrói as células cerebrais, e o corpo não consegue substituí-las, como faz com outras células. Existem mais de 40 enfermidades ligadas ao abuso do álcool.  As drogas também causam sérios problemas de saúde, afetando a respiração, os batimentos cardíacos e a percepção da realidade.

Segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, cerca de 11 mil pessoas morrem por ano, no Brasil, por transtornos mentais e comportamentais relacionados ao álcool e outras drogas.

Casos reais de ex-dependentes químicos e outros artigos:

LEIA TAMBÉM:

Pagar contas: Quatro dicas para usar seu dinheiro com sabedoria

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *