cabelos grisalhos.Foto: Maressa Andrioli
Comportamento

Por que os cabelos ficam grisalhos?

Os cabelos ficam grisalhos por causa da falta de melanina, pigmento responsável pela coloração, e é parte do processo natural de envelhecimento. Mas não existe uma faixa etária que determine o início do aparecimento da canície (nome científico para os cabelos brancos).

Em geral, aos 50 anos de idade, 50% dos cabelos em 50% das pessoas, são grisalhos. Alguns estudos mostram que deficiências nutricionais podem afetar a pigmentação dos cabelos.

Algumas pessoas mais jovens podem apresentá-la devido a fatores genéticos, estresse, doenças e até o uso de medicamentos (como alguns antibióticos a ansiolíticos), que podem acelerar o aparecimento de cabelos brancos, explica a médica tricologista Luciana Passoni. “Níveis baixos de ferritina sérica, vitamina B12, vitamina D3 e cobre, podem estar relacionados ao aparecimento precoce de cabelos brancos”, explica.

O envelhecimento prematuro do cabelo de uma pessoa também pode ter causa genética. Se os pais apresentaram fios grisalhos antes, ou por volta dos 30 anos, é provável que os filhos tiveram alguma alteração no gene responsável por regular a produção de melanina, fazendo com que os brancos apareçam mais cedo, assim como nos genitores.

Atualmente, muitas pessoas estão assumindo os cabelos grisalhos, em vez de tingí-los. Deixar de pintar os fios e assumi-los em sua cor natural é, também, chamado de processo de transição capilar (assim como acontece com quem alisa e decide retomar as madeixas crespas ou cacheadas). 

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *