Prefeito de Cubatão, Ademário Oliveira
Política

Pesquisa eleitoral em Cubatão indica que 71% não votarão no candidato do prefeito

Pesquisa eleitoral em Cubatão mostra que 71% dos entrevistados “com certeza” não votarão no candidato apoiado pelo atual prefeito, Ademário de Oliveira (PSDB). O levantamento revela também alta rejeição da ex-prefeita Marcia Rosa (PT): 64% disseram que não votam nela de jeito nenhum.

O levantamento foi feito pelo Instituto Govnet, que entrevistou 300 eleitores, entre 18 e 21 de novembro.

Pouco interesse

A pesquisa revela que a grande maioria dos eleitores demonstra pouco interesse pela eleição municipal de 2024: 39,67% dos entrevistados responderam que não vão votar em “nenhum” candidato e 26% disseram que não sabem em quem vão votar.

Pesquisa espontânea

Na pergunta espontânea (quando não é oferecida nenhuma alternativa de candidato ao entrevistado), Rodrigo Alemão tem 7,67% das intenções de voto; César Nascimento aparece em seguida com 6,67%; seguido por Toninho Vieira, com 4,33. Apesar de não poder se candidatar a um terceiro mandato, o atual prefeito Ademário foi citado por 3% dos eleitores.

Pesquisa estimulada

Na pergunta estimulada, Toninho Vieira aparece com 20,33%, seguido por Rodrigo Alemão (19%), César Nascimento (15,33%), Marcia Rosa (8%) e Paiva Magalhães (3,67%). Dos entrevistados, 24% disseram que anulariam ou não votariam em nenhum e 9,67% disseram estar indecisos.

Toninho Vieira (Progressistas), que ficou em segundo lugar na eleição para prefeito em 2020, quando obteve 18.738 votos (30,74%). Em 2016, se elegeu vereador, eleito com a maior votação da história para o cargo: 2902 votos.

Em 2020, Rodrigo Alemão foi o segundo vereador mais bem votado de Cubatão (1.915 votos). Atualmente no PSDB, a tendência é que mude de partido — o destino mais provável seria o PSB.

A força do prefeito

A pesquisa também mediu a força do prefeito Ademário como cabo eleitoral: apenas 16% dos entrevistados responderam que “com certeza” votariam em um candidato apoiado por ele; ao mesmo tempo, 71% disseram que “com certeza” não votariam no candidato de Ademário; 12% avaliaram que o apoio do prefeito não muda sua intenção de voto.

Atualmente, o nome mais cotado para ser o candidato a prefeito de Cubatão apoiado por Ademário é o seu secretário de Governo, César Nascimento (PSDB).

Rejeição a Marcia Rosa

Chama a atenção nos resultados da pesquisa o índice de rejeição de Marcia Rosa (PT), que foi prefeita de Cubatão entre 2001 e 2008. Dos entrevistados, 64% responderam que “com certeza” não votam nela, enquanto apenas 6% votam “com certeza”.

Outro grupo político

Outro dado interessante é a expectativa do eleitor de Cubatão em relação ao grupo político que prefere que comande a cidade a partir de 2025. Apenas 13% desejam que o grupo do atual prefeito, Ademario de Oliveira, continue governando; 16% querem que o PT volte a governar Cubatão; e 65% prefere que outro candidato vença a eleição municipal.

Você pode gostar também

Mais em:Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *