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Desenvolvimento

Marketing online sustentável vale a pena

A tendência para a sustentabilidade agora está permeando todas as áreas da vida. Os consumidores prestam mais atenção à origem dos produtos, se foram produzidos de maneira justa ou se estão flutuando em plástico. 

Este tópico também está se tornando cada vez mais importante na área de marketing online. Você pode descobrir aqui como implementar o marketing online sustentável e por que vale a pena.

Por que a maioria das agências estão longe da sustentabilidade

Você imprime os documentos necessários em papel reciclado e desliga completamente o computador após o trabalho? Maravilhoso, então você ainda não esgotou 1% de suas possibilidades de agir de forma sustentável. No marketing online, a consciência da necessidade de usar recursos com moderação ainda está muito longe.

O marketing online usa muitos dados

O marketing online visa produzir o máximo de dados possível para os usuários de todo o mundo acessem. Cada consulta de pesquisa aumenta o consumo de energia da Internet.

Os servidores funcionam 24 horas por dia, 365 dias por ano. Só no Brasil, toda a infraestrutura de rede requer 55 terawatts horas de energia – um terço da qual é usada para resfriar os servidores.

O rastreamento invade a privacidade dos usuários

Por meio de medidas de rastreamento, deve ser possível adequar os anúncios aos interesses individuais dos usuários. No entanto, o rastreamento do usuário também invadiu maciçamente a privacidade, que é tudo menos social. O rastreamento também amplia o site.

Como o marketing online pode se tornar mais ecológico?

Se o aspecto da sustentabilidade é importante para você e seus clientes, você pode fazer muito para reduzir sua pegada ecológica.

1. Confie em um design web fino

Fotos e vídeos de grande formato despertam a curiosidade dos visitantes, caso eles os afetem emocionalmente e despertem o interesse. Mas: Tudo isso também consome muita energia. 

Se você quer ser encontrado, precisa gerar conteúdo. Por essas razões, os sites cresceram desproporcionalmente nos últimos anos. No entanto, por exemplo, se você possui um site sobre óleos essenciais, quanto maior for ele site, mais energia consome para que um servidor possa levá-lo a um dispositivo final. 

Os sites enxutos podem ser igualmente impressionantes e convincentes. Eles também carregam muito mais rápido, o que por sua vez tem um efeito positivo na classificação. Um web design enxuto não é apenas mais sustentável, mas também pode ter um efeito positivo na otimização de SEO.

2. Alterar métodos de rastreamento

Você não precisa usar o pé de cabra digital para obter acesso à sala de estar de clientes em potencial. Em vez de investir em métodos de rastreamento invasivos, você também pode escolher métodos de análise mais amigáveis ​​à privacidade.

Um exemplo: o adidas Group colocou anúncios muito extensos e caros nos mecanismos de pesquisa em 2018 e 2019 e armazenou rastreamento para eles. Devido a um erro técnico, os anúncios deixaram de ser exibidos repentinamente e nada aconteceu. O rastreamento não teve absolutamente nenhum efeito nas vendas.

3. Investir em relacionamentos sustentáveis ​​com o cliente

Somos conhecidos por viver em uma sociedade descartável. O que não funciona mais é jogado fora. Infelizmente, isso geralmente também se aplica ao relacionamento com o cliente. 

Não é verificado exatamente se o cliente se encaixa no portfólio – o relacionamento é encerrado rapidamente e o próximo cliente chega. Em vez disso, vale a pena procurar clientes adequados por um pouco mais de tempo e, então, fortalecê-los a longo prazo.

Você também pode usar o marketing on-line sustentável para fins publicitários

Produtos sustentáveis como óleos essenciais e naturais ​​estão encontrando vendas cada vez melhores no supermercado. Portanto, no futuro, você alcançará clientes com seus serviços de marketing online, para os quais isso é exatamente o que é importante. Portanto, você também pode usar seus esforços para alcançar o marketing online sustentável como uma mensagem publicitária.

É por isso que o marketing on-line sustentável vale a pena 

Em primeiro lugar, o marketing online sustentável é mais cuidadoso com os recursos do planeta. Os sites enxutos economizam energia e, por meio do rastreamento compatível com a proteção de dados, você protege a privacidade dos usuários. 

Sites ecologicamente corretos são mais rápidos, baratos e geralmente mais amigáveis. Tudo isso também tem um efeito positivo na classificação dessas páginas. 

Além disso, você se beneficiará mais de relacionamentos sustentáveis ​​com o cliente a longo prazo do que daqueles que são apenas superficiais e terminam tão rapidamente quanto foram iniciados.

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