Expo Gatos em Santos
ComportamentoSantos

Expo Gatos em Santos apresenta 19 raças exóticas

Gatos dos mais variados tamanhos e características vão estar presentes na Expo Gatos em Santos, que acontece neste sábado (2) e domingo (3), no Tênis Clube de Santos, das 10h às 18h.

A Expo Gatos terá 120 animais, de 19 raças. Além dos concursos internacionais que valorizam os melhores de cada raça, o público conhecerá o Gato Lobo, Mau Egípcio e Ocicat.

O evento é realizado pela Associação da Raça Maine Coon no Brasil (Amacoon), tem patrocínio da Royal Canin e apoio do Ibis Hotel. A entrada é gratuita, com a doação de um sachê ou lata de ração para gatos.

O endereço do Tênis Clube é Rua Minas Gerais, 37, Boqueirão, em Santos.

O presidente da entidade, Hugo Cavalheiro, lembra que a Expo Gatos permite ao público conhecer as peculiaridades desses animais, que vêm ganhando cada vez mais espaço na vida dos humanos. “Como sempre, será uma grande oportunidade de conversar com especialistas em gatos, vindos de todos os cantos do Brasil, e ver de perto o trabalho na manutenção de belíssimas raças”, diz.

Gato Lobo

Nesta edição haverá três novas raças para encantar os visitantes. Uma delas é o raro gato da raça Lykoi, também conhecido como o ‘gato lobo’ devido à rara mutação que lhe confere uma semelhança notável com lobos. E contrariando a lenda do lobisomem, o temperamento dele é apaixonante: amável, brincalhão e curioso. É uma raça nova, de pelo curto, com olhos grandes e amarelos, surgida na América do Norte, e com poucas dezenas espalhadas pelo mundo. No Brasil, cerca de 20 exemplares, apenas.

Mau Egípcio

O Mau Egípcio também promete arrancar suspiros. Estudiosos da raça acreditam que existe desde o Egito Antigo, portanto seria uma das mais antigas do mundo. Em 1956, a raça foi aprimorada por uma princesa russa; e para o Brasil veio importada há cerca de 20 anos. Tem a pele malhada, nas cores prata, bronze ou fumaça; com temperamento calmo, e é o mais ágil de todos, podendo atingir 48km/h, graças às patas traseiras mais compridas e uma dobra longa na pele sob a barriga que auxilia as pernas traseiras esticarem melhor.

Ocicat

Outra raça que deve agradar aos apaixonados por gatos é a Ocicat, resultado dos cruzamentos experimentais, na década de 1960, nos Estados Unidos de três raças domésticas: Abissínio, Siamês e American Short Hair.  É uma fofura, de manchas douradas, olhos mais afastados entre si, temperamento bastante amável e apegado ao tutor. Dificilmente usa as unhas para brincar ou quando não está gostando de algo ao seu redor.

Maine Coon

Maine Coon

Fazem sempre bastante sucesso a raça Maine Coon, conhecida como gato gigante, podendo atingir 1,21m do focinho até a ponta da cauda. Os gigantes impressionam também pela beleza e doçura. Os Bengals, que são a perfeita miniatura do leopardo, possuem corpo atlético e curtem bastante brincadeira. É para quem curte um agito dentro de casa!

Don Sphynx - Gato Pelado

Don Sphynx

Don Sphynx é a raça do felino conhecida pela total ausência de pelos, ou seja, o Gato Pelado. O Don Sphynx é uma mutação natural de origem russa, e na formação da raça foram usados gatos rústicos, como o Siberiano e o Europeu de Pelo Curto. É uma doçura, bastante inteligente e de pele delicada, que requer alguns cuidados do tutor.

Ragdoll

Outra beleza encantadora é a raça Ragdoll, chamada de boneca de pano por ser um tipo de felino que relaxa completamente a musculatura quando é manipulada. Nesta expo voltam a participar os gatos da raça Devon Rex, que parecem com os cães da raça Poodle, em razão dos pelos encaracolados. Irresistível!

Adoção de animais

Assim como nas edições anteriores, a EXPO GATOS continua com a tradição de promover a adoção responsável de gatos. Desta vez, a ação acontecerá virtualmente com presença da presidente da ONG Amor de Raça – Proteção Animal (Praia Grande) na entrada do evento, que apresentará aos interessados as imagens dos gatinhos disponíveis, além de fornecer as informações sobre cada um deles. E como dissemos, a entrada será gratuita, mas pede-se ao público a doação de sachês para gatos que serão encaminhadas 100% para esta entidade.

Produtos para os felinos

O evento também terá presença dos empreendedores que levam para comercializar tudo que se possa imaginar para garantir o bem-estar dos gatinhos, além dos acessórios para quem adora exibir seu amor incondicional pelos gatos. Serão vários estandes vendendo arranhadores, brinquedos, tocas, bebedouros, caixas de areia, demonstração e explicação de qual melhor alimentação pela ROYAL CANIN, entre outros artigos.

AMACOON

A associação organizadora do evento é, primeiramente, dedicada ao melhoramento e a divulgação da raça Maine Coon, e foi criada por grupo de criadores, formado por estudiosos, veterinários, advogados, profissionais liberais, pessoas com experiência em criação de felinos, biólogos, empresários e apaixonados por gatos. A associação surgiu a partir de discussões sobre a grande consanguinidade existente de felinos no Brasil. O grupo promove palestras e encontros sobre assuntos diversos ligados à raça Maine Coon.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *