DesenvolvimentoSociedade

Em evento com ministro, especialistas debatem resgate do valor da educação superior

Especialistas nacionais e internacionais se reúnem dias 28 e 29 de setembro para debater a educação superior sob a ótica do resgate do valor da educação superior, por conta de uma série de razões. Entre elas, as quedas de matrículas, o avanço da tecnologia, as dificuldades de acesso dos jovens e o desafio de aproximar as instituições dos anseios dos estudantes e das necessidades de um mercado de trabalho em constante transformação.

Maior fórum de ensino superior da América Latina, o Fórum Nacional de Ensino Superior (FNESP), no World Trade Center de São Paulo, terá a participação do ministro da Educação, Camilo Santana; da presidente do Semesp e da Unisanta, Lúcia Teixeira; da secretária da Seres/MEC, Helena Sampaio; do presidente do CNE, Luiz Roberto Liza Curi; do jornalista Antônio Gois, como mediador.

Durante os dois dias, o evento, evento, totalmente presencial, deverá reunir mais de mil educadores e gestores de instituições de ensino superior privadas e públicas.

Para a presidente do Semesp e da Unisanta, Lúcia Teixeira, “nestes dois dias daremos mais um importante passo no sentido de aprimorar as nossas instituições e garantir a efetividade da sua missão transformadora para a sociedade brasileira. E o resultado desse esforço será batalhar pela educação superior com que sonhamos e estamos construindo juntos”.

Ministro da Educação, Camilo Santana
Ministro da Educação, Camilo Santana, participa da abertura do FNESP 2023

Ainda de acordo com Lúcia, este é o momento de buscar mudanças transformadoras, revertendo a queda histórica na escolaridade no Brasil, na aprendizagem, melhorando ensino, tecnologias e financiamento da educação. “Educação superior tem que garantir oportunidades equitativas aos alunos:  cuidar do seu bem-estar, da sua experiência acadêmica e social, da sua formação profissional e humana, sem esquecer o futuro professor”, finaliza.

Ao longo dos dois dias de programação, os participantes do FNESP 2023 acompanharão uma série de palestras com especialistas nacionais e internacionais sobre o tema principal “Ressignificar é preciso, reconstruir é urgente: um movimento 180º para resgatar o valor da educação”, inspirado no relatório Ideas for Designing An Affordable New Educational Institution, publicado pelo MIT, com uma série de estudos que apontam experiências práticas de organização e transformação de instituições de ensino, refletindo ainda sobre o ceticismo da sociedade em relação aos modelos convencionais de instituições de ensino superior.

Confira a programação: https://www.semesp.org.br/fnesp/programacao/

O Semesp promoverá, durante o 25º FNESP, o 6º HackLab FNESP, uma maratona empreendedora em que 30 estudantes universitários têm a oportunidade de desenvolver soluções inovadoras para problemas reais da educação superior brasileira. Nesta edição, o HackLab oferecerá, como prêmios para a startup vencedora, R$ 10 mil, divididos igualmente entre os membros do grupo, Echo Dots com Alexa e fones de ouvido JBL.

Serviço

25º FNESP

Tema: “Ressignificar é preciso, reconstruir é urgente: um movimento 180º para resgatar o valor da educação”

Data: 28 e 29 de setembro de 2023

Local: WTC – World Trade Center São Paulo (Av. das Nações Unidas, 12.551)

Mais informações: https://www.semesp.org.br/fnesp/

LEIA TAMBÉM:

Inteligência Afetiva potencializa uso da Inteligência Artificial

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *