moldura para obra de arte
Estilo

Como escolher a moldura para obras de arte

Ao escolher a moldura para uma obra de arte, é preciso que o destaque permanece no trabalho artístico em si. A moldura não pode disputar ou mesmo “roubar” a atenção.

O objetivo de uma moldura deve ser focar a atenção na obra de arte, bem como protegê-la de fatores ambientais que possam afetar sua aparência ao longo do tempo.

O enquadramento é uma arte em si e escolher o caminho certo pode melhorar muito uma obra de arte.

Além das características estéticas de uma moldura, é importante considerar o meio em que a obra é pintada e o suporte em que é pintada. Compreender suas propriedades o ajudará a acomodar os fatores que podem afetar a arte se não forem enquadrados corretamente. Aqui estão alguns pontos a serem levados em consideração ao escolher o quadro certo.

Material, cor e estilo

Os quadros estão disponíveis em muitas variedades, o que significa que há muitas opções para garantir que o quadro complemente a obra de arte. Se enquadrado incorretamente, um quadro pode dominar a obra de arte ou não dar a presença que merece. Embora seja importante escolher uma moldura que seja menos atraente do que a sua arte, molduras muito semelhantes em cores à arte, ou tão ocupadas em termos de decoração, também devem ser evitadas. Pense em como uma moldura pode apresentar o trabalho de forma mais eficaz – por exemplo, adicionar contraste com uma moldura escura em uma pintura clara pode destacar a obra de arte.

O local onde o trabalho artístico será exibido é uma consideração importante, mas para obter o melhor resultado, escolha o melhor quadro para o trabalho artístico, em vez de combiná-lo com outro quadro.

O estilo de uma pintura ajudará a sugerir o estilo do quadro. Por exemplo, pinturas com um tema clássico são adequadas para uma moldura folheada a ouro tradicional ou uma moldura de madeira escura atraente. Pinturas mais claras ou mais abstratas geralmente ficam melhores em molduras menos ornamentadas, como uma moldura de caixa com uma borda fina. Para pinturas com um assunto intermediário, você pode escolher uma moldura que combine estilos tradicionais e contemporâneos.

Se você não tiver certeza sobre como adicionar cor com uma moldura, preto ou branco são sempre boas escolhas. Ambos funcionam bem com a maioria dos interiores e assuntos – molduras pretas simples podem adicionar profundidade e drama, e molduras brancas funcionam bem com obras de cores vivas e paredes brancas.

Obras de enquadramento em papel

Uma moldura para um trabalho em papel deve proteger a obra de arte, bem como chamar a atenção para sua aparência. Trabalhos feitos com médiuns como grafite, carvão ou pastel são mais delicados e requerem cuidados no manuseio e enquadramento. Pinturas em aquarela em papel também podem ser frágeis. Essas obras de arte geralmente ficam melhores quando emolduradas com uma montagem ou ‘tapete’. Suportes e suportes sem ácido ajudarão a proteger o trabalho da deterioração – os materiais usados ​​devem ser 100% livres de ácido. A maioria dos bons emolduradores usa esses materiais.

A montagem ajuda a destacar a obra de arte, separando-a da moldura e chamando a atenção para o trabalho. Eles também ajudam a conservar obras de arte frágeis, garantindo que o vidro não toque diretamente na obra de arte. Isso pode causar condensação e danos ao papel, pois podem se formar mofo e bolor.

Uma montagem não é necessária, mas a maioria das obras de arte em papel fica melhor com uma, proporcionando um acabamento mais elegante. Alguns trabalhos em papel são ‘flutuados’ sobre o tapete, caso em que um emoldurador usará materiais de qualidade de conservação para proteger o verso da obra de arte.

Montagens de cores neutras tendem a ser as mais populares, embora outras cores possam adicionar uma dimensão interessante a uma obra de arte. Se você quiser introduzir cores sutis, considere o duplo fosco. Um tapete colorido é colocado sob o tapete neutro e as janelas dos dois tapetes são cortadas para que apenas cerca de 1/4 de polegada de cor seja mostrada. As obras de arte também podem ser emolduradas com um ‘liner’ – geralmente um pedaço de madeira que funciona como uma moldura interna separada, que é encaixada sob o rebate ao redor da borda interna da moldura.

Também é importante certificar-se de que o vidro tenha um filtro UV. Isso desempenha um papel fundamental na proteção de obras que se desvanecerão com o tempo se expostas à luz UV. Os tipos de vidro de baixa reflexão são os melhores, pois não interferem na visualização da obra de arte. O vidro acrílico, às vezes conhecido como Plexiglas, é muito mais leve que o vidro, o que o torna uma boa alternativa para grandes obras de arte. É praticamente à prova de quebra, embora possa arranhar facilmente. Disponível nas formas regular e antirreflexo, geralmente oferece cerca de 60% de proteção UV.

Quadros de pinturas a óleo

As pinturas a óleo nunca foram originalmente emolduradas atrás de vidro, e ainda hoje, em galerias e museus, você normalmente só verá uma pintura a óleo com moldura de vidro se for particularmente valiosa ou estiver em risco de danos.

As características das pinturas a óleo são importantes quando se analisam as opções de enquadramento. Ao contrário do acrílico ou da aquarela, a tinta a óleo não seca com a evaporação da água, mas por oxidação. As pinturas a óleo podem parecer secas ao toque e possivelmente seguras de manusear após algumas semanas, no entanto, dependendo da espessura das camadas de tinta, elas geralmente levam muito mais tempo para secar completamente. A maioria argumenta que as pinturas a óleo devem ser deixadas para ‘respirar’ e que o vidro deve ser evitado.

Uma camada protetora de verniz é fundamental para pinturas a óleo. Além de realçar as cores, o verniz evita que a sujeira atinja a superfície da tinta e a danifique. Também cria uma barreira para evitar que a tinta seja removida durante a limpeza.

Emoldurar Acrílico e Trabalhos em Técnica Mista

A tinta acrílica seca de forma diferente em comparação com uma pintura de óleo e isso pode afetar a forma como pinturas acrílicas são enquadrados. Pinturas a óleo seca produzem uma camada muito dura criada pelo óleo oxidado. Dependendo de quanto o acrílico é diluída com água, a tinta pode ser suavizada em fogo alto. Isto pode significar que uma pintura acrílica é mantida em temperaturas instáveis, onde se aquece e, em seguida, enquanto esfria, pode ser vulnerável a rachar.

É importante manter pinturas longe de fontes de calor, como radiadores, incêndios ou fornos. Para alguns, as preocupações com o abrandamento película de tinta é um argumento para manter pinturas acrílicas moldadas atrás do vidro.

Os trabalhos de mídia mista abrangem uma variedade de mídias, portanto, considere o que é apropriado para a composição da pintura. Obras com características tridimensionais muitas vezes são deixadas sem moldura, assim como pinturas a óleo ou acrílicas com empastamento pesado. Ao enquadrar esses tipos de arte, certifique-se de levar em consideração quaisquer dimensões extras que os materiais possam estar adicionando.

Todas as obras de arte precisam ser enquadradas?

Nem toda obra de arte precisa ser emoldurada. Em muitos casos, uma moldura não é necessária – alguns pintores do início do século XX desconsideraram as molduras completamente. Deixar o trabalho sem moldura significa que o espectador se concentra apenas na obra de arte e chama a atenção para a obra de arte como um objeto.

Desde que a maca seja sólida e grossa, as pinturas podem ser penduradas sem moldura. O mesmo se aplica aos painéis de pintura, embora necessitem de um suporte robusto fixado na parte traseira. Um quadro convencional pode não ser adequado para todos os trabalhos, então não tenha medo de tentar algo diferente.

‘Gallery wrap’ é um método de esticar a tela para que a tela enrole as laterais da barra da maca e fique presa na parte de trás, em vez das laterais dessas barras. Isso deixa as laterais da tela lisas e livres de grampos ou tachas visíveis, proporcionando uma aparência limpa quando o trabalho é exibido sem moldura. Os artistas geralmente continuam a pintura nas laterais ou pintam as laterais com um neutro complementar.

Proteção de obras emolduradas

As obras de arte podem ser danificadas se expostas a mudanças extremas em seu ambiente, como umidade, calor e iluminação. O mofo pode aparecer em telas, papel ou até mesmo na própria pintura se sua moldura se expandir e permitir o contato entre a obra e o clima externo. Esses efeitos adversos também podem levar ao desbotamento dos pigmentos e ao desbotamento das cores. Aqui estão algumas coisas a considerar ao pendurar obras de arte:

Evite pendurar trabalhos sobre fontes de calor, como lareira, aquecedor ou forno. Se você planeja colocar obras de arte em uma sala com fogo, elas devem ser emolduradas atrás de vidro para proteger da fumaça. As velas acesas também podem causar danos de fuligem em alguns casos.

Certos pigmentos desaparecem quando expostos à luz solar direta. Uma parede com sombra é sempre preferível. Evite também colocar obras de arte muito perto de fontes de luz, a menos que sejam LED.

Evite pendurar trabalhos em paredes úmidas ou rebocadas recentemente, principalmente se estiverem próximas a saídas de ar. Se a obra de arte for valiosa ou sentimental, evite armazená-la em um sótão/sótão ou porão.

Você pode limpar delicadamente as obras de arte com um pincel macio, mas evite usar um pano. Isso pode danificar ou arranhar a superfície da pintura. Não use água ou produtos de limpeza doméstica – se a obra realmente precisar de limpeza, leve-a a um restaurador profissional.

LEIA TAMBÉM:

Você pode gostar também

Mais em:Estilo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *