Santos

Novo drone melhora combate à dengue em Santos

A Prefeitura de Santos deu um salto tecnológico no combate ao Aedes aegypti nesta terça-feira (17). Agentes de combate a endemias realizaram a primeira operação oficial utilizando o novo drone de pulverização de defensivos químicos. A ação, que ocorreu no Cemitério do Paquetá e em um imóvel abandonado no mesmo bairro, marcou o encerramento da fase de treinamento da equipe e o início do uso permanente da tecnologia na cidade.
Investimento da Secretaria de Saúde de aproximadamente R$ 150 mil, o equipamento de alta performance não se limita ao monitoramento aéreo. Além de identificar criadouros com imagens de alta resolução, o drone possui um sistema de dispersão capaz de aplicar larvicida ou inseticida diretamente nos focos detectados, permitindo a eliminação imediata de larvas e insetos adultos.

 

Tecnologia a Serviço da Saúde Pública
O drone possui características robustas para operações urbanas:
Peso: 25 quilos;
Capacidade: Reservatório para 10 litros de produto;
Autonomia: Bateria com duração de 10 a 15 minutos por voo.

De acordo com o secretário de Saúde, Fábio Lopez, o foco são áreas de difícil acesso. “Vai ajudar na vistoria de locais abandonados, pontos estratégicos como o cemitério e terrenos com materiais inservíveis onde não há autorização de entrada. Precisamos utilizar a tecnologia para avançar nas ações de prevenção”, afirmou o secretário, ressaltando que o drone reforça o trabalho ininterrupto do município contra os vírus da dengue e chikungunya.
Apelo à Colaboração Popular e Balanço Epidemiológico
Apesar do reforço tecnológico, a administração municipal enfatiza que a participação dos moradores continua sendo o pilar principal da prevenção. A recomendação é que cada cidadão dedique 10 minutos por semana para revisar residências e locais de trabalho, com atenção especial ao acúmulo de água e à manutenção de ralos internos e externos.

NÚMEROS DA DENGUE EM SANTOS

Casos confirmados: 144 de dengue e 8 de chikungunya;
Mutirões: 7 ações realizadas este ano;
Focos eliminados: 582 criadouros com larvas;
Resistência: 644 recusas de entrada de agentes em imóveis particulares foram registradas.
Cronograma de Vacinação
A campanha de imunização contra a dengue segue em duas frentes distintas na rede municipal:
Público-alvo (10 a 14 anos): A vacinação ocorre em todas as policlínicas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O esquema exige duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas.
Profissionais de Saúde: Uma nova vacina, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, está sendo direcionada especificamente para este grupo prioritário.

Você pode gostar também

Mais em:Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *