Ano Novo em SantosSantos

Santos Sunset ilumina a Ponta da Praia com show de luzes gigantes dos mares

A segunda edição do Santos Sunset agitará a Praça Luiz La Scala no dia 3 de janeiro, marcando um verão histórico que deve atrair 3,5 milhões de turistas à Cidade.

Ainda no primeiro fim de semana de 2026, a segunda edição do Santos Sunset agitará a Ponta da Praia. Marcado para o dia 3, das 15h às 20h, a programação especial será na Praça Luiz La Scala (Av. Bartolomeu de Gusmão – entre a Av. Cel. Joaquim Montenegro e a Rua Afonso Celso de Paula Lima). Organizado pela Secretaria de Turismo (Setur) em parceria com a MSC Cruzeiros, o evento contará com o espetáculo de luzes que foi destaque na primeira edição, realizada na abertura da temporada de cruzeiros, em 26 de outubro. Dezesseis luminárias cênicas vão iluminar a passagem de três navios de cruzeiros pelo estuário, criando um cenário de brilho e movimento que transforma o pôr do sol em uma experiência única.

Verão Recorde e Impacto na Economia Local
A temporada de verão em Santos será marcada por sol, festas e atrações que movimentarão os mais de 3,5 milhões de turistas que devem visitar a Cidade entre os meses de dezembro e março. A estimativa representa um aumento de 3% em relação à temporada anterior, que foi o recorde do período desde 2016. O levantamento é do Observatório do Turismo, da Setur, com base em dados da concessionária Ecovias.

O clima durante a estação será de altas temperaturas com ondas de calor. Aliado com a chegada das festas de fim de ano e das férias, Santos se torna o destino principal de muitos viajantes. O fluxo se divide entre os atrativos da orla, como o Novo Quebra-Mar e o Aquário, e o roteiro cultural do Centro, que inclui o Museu do Café, o Parque Valongo e o passeio de bonde. Além disso, a Cidade serve como ponto estratégico para os passageiros de cruzeiros marítimos.

O prefeito Rogério Santos destacou a importância do período para a economia local e afirmou que a Cidade está preparada para receber os visitantes:

“Esses números mostram a força do turismo em Santos. Estamos falando de milhares de famílias que escolhem o Município para passar as festas, movimentando hotéis, restaurantes e o comércio. A Prefeitura está trabalhando para garantir segurança, organização e uma boa experiência para moradores e turistas”.

 

 

 

 

Réveillon: música com Guilherme Arantes e fogos de baixo ruído
Somente no período de festas de Natal e Ano Novo, é previsto que a Cidade receba aproximadamente 1 milhão de turistas. Cerca de um milhão de pessoas, entre santistas e turistas, são esperadas durante o Réveillon na orla. Serão 14 minutos de show pirotécnico, além de um show do cantor e compositor Guilherme Arantes, que se apresentará a partir das 22h no palco montado na Praia do Gonzaga, próximo ao canal 2.

Vale destacar que a apresentação de Guilherme Arantes tem um sabor de reencontro: o show estava previsto para a virada anterior, mas precisou ser cancelado devido a um cateterismo de urgência realizado pelo artista. Agora recuperado, o músico traz sua carreira de 50 anos e sucessos como “Planeta Água” e “Cheia de Charme” para o palco santista.

Quanto aos fogos, os artefatos são de baixo ruído, conhecidos como fogos de vista, que priorizam os efeitos visuais e garantem maior conforto sonoro. O arranjo das balsas permitirá que todo o público ao longo dos 7 km de extensão da praia visualize o show completo, que terá uma composição contínua e equilibrada no horizonte.

Expectativas para a hotelaria
Somente para o Réveillon, são esperados mais de 500 mil turistas. A previsão da ocupação hoteleira está inicialmente em 65%, com os hotéis ainda recebendo procura e a expectativa de que o número chegue a 95%. Foram pesquisados 11 estabelecimentos, totalizando 1.441 apartamentos.

“Estamos muito otimistas com a próxima temporada. Santos está preparada para receber mais de 3,5 milhões de turistas, com uma cidade organizada, equipamentos turísticos qualificados e uma programação que valoriza nossos atrativos naturais, culturais e históricos”, explica o secretário de Turismo, Thiago Papa. Segundo ele, essa movimentação reforça a importância do turismo para a geração de empregos e o desenvolvimento econômico local, projetando Santos como destino de destaque nacional e internacional.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *